Bmw vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente tornou-se a principal necessidade básicas, “ter” ao invés de “ser” no quesito de importância. O filme mostra claramente a inversão de valores, que esta nitidamente mostrada no filme, pois em várias ocasiões pessoas adquirem bens que lhe são inúteis e também nem sempre dão conta de manter ou pagar, adquirem na maioria das vezes por imposição da sociedade ou da própria mídia.
Umafamília simples, no qual o chefe de desempregado e ainda já foi presidiário (poderia ser um dos motivos dele não conseguir emprego), quem mantém a casa é a esposa papel que tem se tornado cada vez mais constante em nossa sociedade a família é grande, que podemos ver no segmento do filme, porém, perceber a falta de instrução pois a vida dessa família é transformada com a chegada de um inesperado edesconhecido prêmio.
Sem saber da importância de um simples papel entregue com muita dificuldade pelo correio a uma família pobre que reside em uma comunidade em São Paulo tomam conhecimento através da mídia esta que foi ate sua humilde residência com a finalidade de parabenizar-lo pela grande sorte de ter sido o grande ganhador de uma BMW vermelha zero quilometro, que lhe tinha acontecido num sorteiode ano novo com o nome de ¨7468 jornal a tarde ¨o Sh. Odilon mesmo embora seu semblante não mostre este ficando surpreso ate por não saber o valor real do premio fica chocado ao ser comunicado que mesmo com tal premio não poderia vendê-lo, pelo prazo de dois anos, sendo que esta era o pensamento de Odilon no momento pois estava desempregado e é nesse momento que ele se vê cercado pelo sistemacapitalista onde lobos vorazes buscavam não a carne mas visavam roubar taxas municipais, emplacamento e venda de seguro com o propósito de fins lucrativos como são maioria dos empresários que massacram a classe pobre, a tal bmw vermelha que pela situação em que a família se encontrava já era de vulnerabilidade total pois eram semi-analfabetos com os pais desempregados o pai de três filhos tendo comoa única provedora de seu lar sua esposa fazendo unha, e o que ganhava não dava se quer para prover o necessário para sobreviver dignamente.

DESENVOLVIMENTO
Essa inversão de valores no qual o status fica em primeiro plano, deixa de lado as necessidades básicas de um ser humano, os supérfluos são mais importantes que a alimentação, vestuário e moradia.
O filme mostra o processo pelo qual osistema capitalista transformou a tecnologia naquilo que é passível e necessário para a vida humana
Segundo Silverstone, a tecnologia não é algo autônomo, ela é determinada pela lógica cultural da sociedade, através dos usos que os sujeitos fazem das coisas eles as transformam em cultura. Este mostra-nos claramente que as máquinas são encantadoras, no sentido de que a técnica está a serviço daexperiência e a possibilidade a aproximação das massas com a manifestação de novas sensibilidades. Para ele, as tecnologias incluem as habilidades e competência o conhecimento e o desejo sem os quais não pode funcionar e desse modo elas são de fato, tecnologias de encantamento o que lhe confere um poder considerável em nossa imaginação.
A linha do pensamento do autor do parágrafo acima mostra quea sensibilidade e o desejo tornou a tecnologia como uma mágica numa necessidade primordial onde o consumidor se encanta sem se importar com as necessidades importantes havendo ai uma inversão dos valores e princípios outrora pregados.
Nos últimos séculos, a justificativa que foi dada para o avanço técnico e para a industrialização tem sido a elevação do nível de consumo. O consumismo legitima-see penetra com propriedade no consciente coletivo da população, onde se confunde com o desejo de liberdade, que pode ser individual ou coletivo.
Segundo Giacomini (2008, p. 118):
A associação entre consumo e estilo de vida é uma fonte marca da lógica do capitalismo, em especial em sua versão pós-década de 1950, quando o sistema se orienta cada vez menos para a produção e mais para a esfera...
tracking img