Bmw vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A existência de políticas sociais assim como a sua compreensão é importante para os (as) assistentes sociais por se tratar como parte de seu cotidiano, por permeá-lo e pela sua relevante importância de conhecer suas origens assim com no todo o seu processo histórico de construção, as mudanças sofridas que neste processo perpassaram a política social. O trabalho a ser apresentado basea-se empesquisas bibliográficas sugeridas pelos tutores e mestres e nas reflexões visando o resgate de todo o processo histórico , político e social desenvolvido na evolução na sociedade brasileira, em seus aspectos culturais levando à compreensão dos inúmeros processos que vieram a influencia na atual formação das políticas sociais que temos em nosso país.
O referente trabalho visará os pontosculminaram na estruturação da atual política social vigente nos pais assim como a atuação do Estado e as direções que seguiram todo esse processo sua influencia na formação.
A s políticas sociais tiveram seu início com a criação e expansão das medidas de proteção social primeiras, juntamente comas legislações generalizadas pós guerra ( segunda guerra mundial 1939/1945). Os padrões de proteção socialestabelecido não somente no “1º” capitalista, como também nos países subdesenvolvidos ou periféricos.Considerado como um fenômeno que estava associado à construção e constituição de uma sociedade burguesa capitalista e os eu modo de produção e reprodução. O que muitos estudiosos perceberam foi a relação estabelecida entre as classes sociais e as forças sociais que se seguem, das condiçõeseconômicas gerais que exercem forte influencia nas opiniões e opções políticas, econômicas dos governos.
  A preocupação com o bem-estar da sociedade, ou o que fazer com os menos favorecidos os considerados pobres, e o papel do Estado nesses processos, remota há muito tempo atrás. Podemos citar como exemplo que vem a ilustrar a trajetória desse processo: a decadência da sociedade feudal a lei divinaentre os séculos XVI e XVII que discute sobre o papel do Estado onde Maquiavel demonstra uma mesma preocupação, pois abordava o exercício do poder político por meio do Estado; já Hobbes, apontava as ações voluntárias dos homens, com intuito de  preservar a liberdade natural e com o  medo da violência e da guerra, renunciavam à liberdade individual em favor do monarca absoluto.
     Com oliberalismo, o desejo de romper as amarras entre o clero e a aristocracia e com o Estado Absoluto, a visão social de mundo passa a adéqua-se ao papel revolucionário da burguesia que  Marx tão bem explorou   em seu livro: "O Manifesto do Partido Comunista", quando o capital se torna hegemônico e os trabalhadores começam a formular seu projeto autônomo desconfiando dos limites da burguesia a partirdas lutas de 1848.
     Na segunda metade do século XIX e no início do século XX, o liberalismo enfraquece suas bases materiais, resultando em alguns processos político-econômicos, tais como: o crescimento do movimento operário, que acabou ocupando espaços políticos importantes, reconhecendo direitos de cidadania política e social com maior amplitude para a vitória do movimento socialista em 1917,na Rússia, numa atitude defensiva do capital frente ao movimento operário; mudanças no mundo da produção, com o advento do fordismo, conferindo maior poder coletivo aos trabalhadores com a concentração e monopolização do capital.
gl |
     Em 1949, o tema da política social ganha um novo estatuto teórico, onde podemos destacar o padrão de bem-estar social europeu, nas solicitações liberais emque a educação era o único direito social incontestável, tendo sido categoricamente definida como uma igualdade humana básica. Fomentando que, o conceito de cidadania, em sua fase madura, estrutura: as liberdades individuais expressas, pelos direitos civis - direito de ir e vir, de imprensa, de fé, de propriedade , os direitos políticos - de votar e eleger-se, de participar do poder...
tracking img