bmw vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
Valdirene souza dias stringhi











MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL


























Sete Lagoas
2014Valdirene Souza Dias Stringhi














MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL







Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Formação Social,Histórica e Política do Brasil;Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; MetodologiaCientífica.

Orientador: Prof.Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.








Sete Lagoas
2014


sumário



INTRODUÇÃO


DESENVOLVIMENTOpg


CONSIDERAÇÕES FINAIS pg


REFERÊNCIAS pg





















1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar tópicos referentes ao tema proposto: movimento social.
Será exposto ascaracterísticas, os objetivos e outros itens deste novo meio que a sociedade achou para se expressar.
Desde que houve a separação dos países do mundo, sempre houveram protestos das massas, seja na inquisição, ou nas grandes guerras, a população, embora soubesse qual seria o seu fim sempre havia algum protesto contra os governantes.
No Brasil, desde a impeachment de Collor em 92, não se via protestos nasruas como em 2013.Mas ao contrario das diretas já e do impeachment não havia uma bandeira especifica em 2013.
Por isso no texto que veremos a seguir serão retratados esses assuntos, analisando de uma forma mais profunda sobre as consequências desses protestos, tanto político como social.

















2. DESENVOLVIMENTO
Movimentos sociais são formas da população se reinvindicar melhoriassociais, economicas, culturais no seu meio de vida. Os movimentos sociais estão ligados ao terceiro setor, pois é a base para a organização das entidades civis responsáveis por movimentos populares em busca de melhorias na comunidade
.A consequencia e a criação de uma mentalidade coletiva de buscar melhoria sociais, de buscar novas formas de participação social na vida da cidade, estado ou país.Alémdisso, os movimentos sociais unem as pessoas e as aproximam, de modo constituir um verdadeiro meio de interação social.
  A análise dos movimentos sociais revelam grande ponto de vista teórico oriundo do marxismo, sejam vinculados ao urbano ou rural. Esses movimentos, quando se referiam ao espaço urbano possuíam um amplo leque de temáticas como , as lutas por creches, por escola pública, pormoradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diferença de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.
 Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas esociais presentes na sociedade brasileira.
Fazendo uma retrospectiva histórica, podemos perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas.
No início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os...