Bmw vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concepções e história da política social e Política Social da Sociedade Capitalista
Concepções de política social.
No modo capitalista de produção da vida social, a política social não constitui, em sua origem, em uma alternativa que objetiva privilegiar o capitalista. Mas é uma política que tem por objetivos estabelecer mecanismos de proteção social a todas as pessoas que não têm condições –temporárias ou definitivas – de prover sua própria sobrevivência, além de prover atendimentos e serviços públicos para a garantia de participação de todos no desenvolvimento nacional, como serviços públicos de saúde, educação, segurança, formação profissional, etc. É uma política que vai contra a lógica do capital, que é a lógica do lucro, que significa ganhar sempre, em qualquer situação. Apolítica social objetiva o atendimento às necessidades básicas de vida e trabalho de indivíduos e grupos sociais sem, em suas origens, objetivar o lucro.
Frisando o conceito:
Significa que a política social em sua definição de origem, ou seja, em sua gênese, visa o atendimento às necessidades básicas de vida e trabalho de indivíduos e grupos sociais de que não tem condições de prover sua própriasobrevivência.
Continuando:
A política social se origina da luta de trabalhadores na reivindicação de direitos de proteção social, ou seja, para que eles pudessem se manter e manter suas famílias, quando não tivessem condições de estar trabalhando e recebendo salários, proteção esta que incluía, dentre outros direitos, pensão por morte, atendimento à saúde e aposentadoria. A luta dos trabalhadoresimpõe ao capitalista o reconhecimento de direitos sociais e trabalhistas, objetivando reduzir a exploração a que era e é submetida a classe trabalhadora.
Para entendermos melhor, vamos acessar o site http://br.youtube.com/watch?v=-r71y4WvRy4&feature=related. Assistam ao filme e envie seus comentários sobre o mesmo, utilizando-se do texto na tabela abaixo.
No entanto, apesar de sua origem dedefesa dos direitos os trabalhadores, origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo. Em última instância, a política social da sociedade capitalista atende aos interesses dos capitalistas.
Vamos à página seguinte para definir e contextualizar a política socialna sociedade capitalista.

A política social é uma política do Estado capitalista de controle da classe trabalhadora e de controle do preço da força de trabalho. É através, também, da política social que o Estado estabelece determinações legais para adequar o preço da força de trabalho às necessidades do capitalismo.
Funcionais ao capitalismo, as políticas sociais se metamorfoseiamem ajuda, em benefícios sociais, em solidariedade entre as pessoas, em ações governamentais para acabar com as desigualdades sociais - desigualdades que significam acessos diferenciados aos serviços e direitos sociais, por exemplo: direito à alimentação, à saúde, ao saneamento básico, à educação. O Estado coloca como se ele estivesse preocupado com estas questões, mas ao mesmo tempo, não as resolve, e sódemonstra preocupação nos discursos. Mas mesmo existindo, por exemplo, amplos conhecimentos para implantação do saneamento básico, continuamos tendo brasileiros morando com esgoto em céu aberto. Descola-se, assim, a política social de sua base real de existência: a contradição entre a forma social da produção e a apropriação privada do produto socialmente produzido, que é o que funda o modo capitalista deprodução.
Para entender melhor, veja a pirâmide do capitalismo, analise e faça seus comentários, postando sua mensagem.

Agora que vocês entenderam melhor, vamos continuar a ampliar nossos conhecimentos.
É nessa perspectiva – da contradição - que a política social tem duas funções principais: a de socializar os custos de produção, como produzir mais alimentos, petróleo, aviões, roupas,...
tracking img