BM 634487499009843750texto complementar 2 aula tcc ii 8 periodo

2096 palavras 9 páginas
TEXTO COMPLEMENTAR – AULA 2 (15/08/2011)
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: ORIENTAÇÕES DE TCC II - 8º Período - Turma 2008
PROFESSORA: Eva Ferreira de Carvalho

Caro acadêmico, na Aula 2, você estudará “Áreas de estudo científico”. Sobre esse assunto, postamos 1 Texto, sendo parte do original, o qual se encontra disponível no endereço ao final do mesmo. Lembramos que em caso de dúvida, você deve seguir, fielmente, as orientações do Manual de
Orientações para a elaboração do TCC, da UNITINS, elaborado para a
Turma 2008.
Bons estudos!

TEXTO 1

O ARTIGO CIENTIFICO
Muitos alunos, ao invés de uma monografia ou mesmo um TCC, devem redigir um artigo científico, e não sabem a diferença entre os conceitos, ou a função do mesmo.
Outros pensam que um artigo científico apresenta uma elaboração mais simplificada, o que não corresponde à realidade.
Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.
Quer saber mais sobre formatação de artigos científicos ou monografias?

COMO FORMATAR MONOGRAFIA E TCC
Geralmente, cada instituição de ensino, universidade, revista científica ou entidade determina uma formatação específica para monografias, TCC ou artigos e a função de tal especificidade advém especificamente do papel do texto para a mesma.
Assim, ao redigir seu TCC, você deve seguir a formatação específica necessária. Procure seu orientador, ou então a secretaria da universidade para maiores informações.

1

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade brasileira de normatização, tem em sua base as regras de formatação de textos científicos e acadêmicos. Aliás, se cada universidade ou entidade tem uma formatação específica, cada uma delas se baseia nas normativas da ABNT.

PAPEL DO ARTIGO CIENTIFICO
Tal como em uma monografia, o papel de um artigo científico,

Relacionados