Bluetooth - a vida sem fios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bluetooth – A vida sem fios

O Nome Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blâtand – em inglês Harold Bluetooth.
Essa tecnologia começou a ser desenvolvida em 1994, pela Ericson, e a partir de 1998 pela Bluetooth Special Interest Group (SIG), consórcio inicialmente estabelecido pela Sony, Ericsson, IBM, Intel, Toshiba e Nokia, hoje este consórcio inclui maisde 2.000 empresas. O Bluetooth é usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares de nova geração, computadores portáteis, comandos das consolas (play –Station 3) mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, e qualquer dispositivos dotados de um chip Bluetooth.
Aí você se pergunta, o que é esse tal deBluetooth? Um padrão de comunicação por rádio de baixo consumo elétrico de curto ou curtíssimo alcance. O mesmo vale para a troca de dados entre equipamentos e um computador igualmente equipado. Pode ser um desses Notebooks, com padrão integrado, cada vez mais comuns, ou um desktop munido de um adaptador USB-Bluetooth, acessório parecido com um “Pen-drive” que pode ser encontrado em lojas deinformática por menos de R$ 100,00. Conecte um desses no seu micro e, com os softwares adequados, será capaz de sincronizar informações da PDA ou celulares sem colocar as mãos nele.
Imagine um mundo onde celulares são carregados através de Bluetooth, impressoras imprimem através da rede Wi-Fi e seu computador não precisa de cabo de força, pois é alimentado por células solares.
Alguns dositens citados já existem, como impressoras wireless. A HP lançou o modelo Deskjet 6980 que já é inclusive vendida no Brasil por preços próximos a R$600,00 ou seja, nada fora da realidade para uma impressora Wi-Fi. Alguns modelos de scanners também já são alimentados pela própria porta USB, isso limita a sua capacidade e geralmente são mais lentos, mas já é um começo. Ainda precisa do cabo USB masé menos um cabo, já que o de força não é necessário!
As redes WiFi domésticas já são uma realidade e cada vez mais acessíveis. Entre os principais fabricantes de roteadores wireless estão a Apple com o airport e a D-link. Os notebooks atuais, mesmo os mais baratos já saem de fábrica com rede Wi-Fi embutida, o que permite o uso dessas redes e também a busca por redes espalhadas pelasgrandes cidades, cada vez mais comum. Alguns PDAs e o PlayStation Portátil (PSP) também possuem Wi-Fi, permitindo a utilização ainda mais móvel desse tipo de conexão.
Os videogames também já entraram na onda sem fio também. Os controles dos consoles modernos como PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii já possuem ligação com o console através de Bluetooth. Nada mais de fios para atrapalhar,arrebentar ou tropeçar.
Os celulares já se comunicam com o computador por Bluetooth, o que é muito prático, apesar de consumir muita bateria também. Mas o carregamento da bateria continua dependendo do velho carregador, o que acho difícil mudar em pouco tempo. Baterias de celulares recarregáveis através de células solares seriam o ideal, ou, quem sabe, pelo movimento do próprio celular.
OBluetooth presente nos celulares não só facilita a sincronização de dados com o computador, mas também a troca de arquivos entre aparelhos. Como formato universal, os aparelhos com Bluetooth são compatíveis entre si, não importando a marca de celular. Com alcance de até 10 metros, a tecnologia veio substituir o velho IR (Infra-red ou Infra-vermelho) que para ser usado precisava ficar"emparelhado" com o outro aparelho e sem mexer, caso contrário a conexão era perdida.
A transferência de dados wireless já é uma realidade ao alcance de usuários simples, através de tecnologias como o Wi-Fi e o Bluetooth. Ambas estão em constante desenvolvimento e a cada dia lançam uma nova verão atualizada, como foi o caso do Wi-Fi 802.11g, com alcance ampliado com relação ao 802.11b. Com o...
tracking img