Bluetooth - ppi sumaré - gestão em ti - 1° sem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este trabalho acadêmico visa a explanação das principais características e benefícios da tecnologia Bluetooth.
Em sua introdução tem o objetivo de informar de maneira resumida e sucinta breve oque é como surgiu o Bluetooth.
No desenvolvimento mostrará de uma forma sucinta conceitos da tecnologia Bluetooth como piconets, redes Móveis Infraestruturadas, Redes Móveis Ad-Hoc e Polling.Tem por meio de sua conclusão mostrar suas vantagens e desvantagens e uma sucinta comparação entre os padrões 802.15.1 (Bluetooth) e 802.11 (wirelles).

Desenvolvimento

Bluetooth é uma especificação industrial para Personal Area Networks (PANs), também conhecido como IEEE 802.15.1. É um padrão para comunicação sem fio, de curto alcance e baixo custo, através de conexões de rádio ad hoc, cujoobjetivo é permitir a comunicação entre os mais diversos equipamentos de computação, telecomunicações e eletrodomésticos, automaticamente, sem o usuário se preocupar em criar a conexão. No inicio, o Bluetooth foi idealizado para eliminar a necessidade de conectar aparelhos por cabos. Mas a idéia foi sendo aprimorada, de acordo com o andamento do projeto, onde ficou perceptível que o Bluetoothpoderia se tornar uma ótima forma de comunicação, com uma vantajosa relação de custo/benefício.

As pesquisas começaram em 1994, por cinco grandes companhias: Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba. Esse grupo formou o consórcio “Bluetooth Special Interest Group (SIG)”. O nome “Bluetooth” foi escolhido em homenagem ao rei “Harald Blatand”, que era conhecido em seu reinado na Dinamarca como “HaraldBluetooth”. Esse apelido lhe foi dado por ele possuir uma coloração azulada em sua arcada dentária. Harald Bluetooth ficou conhecido por ser um unificador da Dinamarca, logo o significado de Bluetooth é unificação.

Atualmente, o consórcio Bluetooth SIG já conta com a participação de cerca de 1400 empresas de todo o mundo. Este consórcio cresceu rapidamente com o suporte de companhias líderes emtelecomunicações, eletrodomésticos e PCs interessadas no desenvolvimento de produtos baseados na nova especificação. Já fazem parte do consórcio empresas como 3Com, Compaq, Dell, HP, Lucent, Motorola, NTT DoCoMo, Philips, Samsung, Siemens, Texas e Microsoft. O Bluetooth é uma tecnologia de curto alcance de comunicação destinado a substituir os cabos que ligam os equipamentos portáteis e / oudispositivos fixos, mantendo elevados níveis de segurança. As principais características da tecnologia Bluetooth são a robustez, baixo consumo de energia e baixo custo. A especificação Bluetooth define uma estrutura uniforme para uma ampla gama de dispositivos para se conectar e comunicar uns com os outros.
A estrutura e a aceitação global da tecnologia significam que, qualquer dispositivo Bluetooth, emquase todo o mundo, pode se conectar a outros dispositivos Bluetooth localizados nas proximidades um do outro.

As conexões entre dispositivos formam redes ad hoc conhecido como piconets. Piconets são estabelecidas dinamicamente e automaticamente como dispositivos habilitados para Bluetooth entrar e sair da proximidade de rádio o que significa que é possível facilmente se conectar quando e ondefor mais conveniente.
Cada dispositivo em uma piconet pode se comunicar simultaneamente com até sete outros dispositivos dentro dessa piconet e cada dispositivo também pode pertencer a vários piconets ao mesmo tempo. Isto significa que as maneiras pelas quais são possíveis as conexões de dispositivos Bluetooth são quase ilimitadas.
Redes Bluetooth
Os dispositivos Bluetooth trabalham numafreqüência na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical), em 2,45 GHz, reservada por acordo internacional para o uso de dispositivos industriais, científicos e médicos. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2,4 a 2,48 GHz. Na maioria da Europa a mesma banda também está disponível. No Japão a faixa varia de 2,4 a 2,5 GHz.

A especificação Bluetooth visa a criação de um sistema de rádio ad hoc....
tracking img