Blu-ray

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tecnologia Blu-ray

A tecnologia Blu-ray é o padrão de disco óptico que veio com a proposta de substituir o DVD, tanto em reprodutores de vídeo quanto em computadores e games. As medidas de um disco Blu-ray são as mesmas que as dos CDs ou DVDs.
A única diferença é que essa mídia pode armazenar volumes muito maiores de informações, isso permite que os filmes venham com imagens em altadefinições.
O blu-ray é usado para aplicações de vídeo e armazenamento em geral, com uma capacidade que pode guardar até 25 GB de dados, contra 4,7 GB do DVD. Há também uma versão com dupla camada que pode armazenar 50 GB de dados. E no ano passado já foi apresentado discos Blu-ray que podem chegar a 128 GB de capacidade.

Porque o nome Blu-ray

A idéia do nome era para ser “Blue-ray” , Traduzindo“Raio Azul” , esse nome foi dado porque o feixe dos dispositivo responsáveis pela leitura dos discos é azul violeta, ao contario do CD e do DVD que é vermelho, então o motivo da mudança do nome era porque a expressão Blue-Ray e bastante utlizada, o que impediu o seu registro então o nome completo para mídia é Blu-ray Disc.

O CD Blu-ray pode ser Regravados ?

Sim, assim como o CD e o DVD, há discosBlu-ray que pode ser gravado e regravados. Existem três características de mídias Blu-ray:

BD-ROM é a versão que sai de fabrica já gravada e não permite a regravação.
BD-R é a versão que pode ser gravada apenas uma vez.
BD-RE é a versão que pode ser gravada e regravada.

Velocidade

A velocidade de transferência de dados na gravação depende muito do aparelho. A menor velocidade detransferência é de 1X mas é possível obter uma taxa de transferência de 36 Mbps ou seja cerca de 4,5 megabytes por segundo. No entanto devemos prestar bem atenção na hora de escolher um aparelho Blu-ray.
Um exemplo para sabermos a velocidade de um aparelho e multiplicar a velocidade dele por 36, então se um aparelho é de 8X se multiplicarmos por 36 será igual a 288 Mbps.
A taxa de transferência nasoperações de leitura segue um esquema semelhante, com velocida de 36 Mbps, no entanto pode-se chegar a 54 Mbps em execuções de vídeo.
[pic]

Funcionamento do Blu-ray

O segredo do Blu-ray estar justamente no tal do raio azul, no laser azul-violeta do Blu-ray o comprimento de onda é de 405 nanômetros sendo que no DVD é de 650 nanômetro e no CD e de 780 nanômetro, graças a isso, o feixe podefocalizar pontos de inforamações do disco com maior precisão, permitindo que eles sejan menores.Como são menores, cabem mais ponto na midia

Vejam o exemplo na figura abaixo

[pic]

Alta Definição

Uma das características do Blu-ray é a sua capacidade de oferecer vídeos em alta definição (High-Definition - HD), o que resulta em conteúdo visual com excelente qualidade de imagem. Praticamentequalquer tecnologia recente que trate de vídeos, essa é uma característica comum, o que faz com que termos como "720p" e "1080p" sejam encontrados facilmente
Mas o que isso significa? Essas denominações facilitam a identificação da quantidade de pixels (um pixel corresponde a um ponto que representa a menor parte de uma imagem) suportada pelo dispositivo, além do uso de progressive scan ouinterlaced scan.

Mas qual é o significado dessas duas palavras ?
No progressive scan, todas as linhas de pxels da tela são atualizadas, e no modo interlaced scan, primeiro as linhas pares recebem atualização e em seguida a linha impares, em geral o modo progressive scan oferece melhor qualidade de imagem.

Assim sendo, a letra 'p' existente em 720p, 1080p e outras resoluções, indica que o modousado é progressive scan. Se for utilizado interlaced scan, a letra usada é 'i' (por exemplo, 1080i). O número, por sua vez, indica a quantidade de linhas de pixels na horizontal. Isso significa que a resolução 1080p, por exemplo, conta com 1080 linhas horizontais e funciona com progressive scan. Eis alguns exemplos de resolução:

1080i = 1920x1080 pixels com interlaced scan;
1080p =...
tracking img