blos oekdd

576 palavras 3 páginas
1.4 Objetivo O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo por (exemplo: ler) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

1.4.1 Objetivo geral O objetivo geral dessa pesquisa seria analisar como a ergonomia atua no trabalho.

1.4.2 Objetivo específico
• Estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho.
• Finalidade da ergonomia: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.

1.5 Justificativa A finalidade desse estudo seria analisar os fatores ergonômicos que aborda os efeitos negativos dos ambientes de trabalho e como a ergonomia pode melhorar a qualidade de vida de um trabalhador. Assim o objetivo desse estudo seria analisar essa técnica de adaptação do homem ao seu trabalho, e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

2.Referencial teórico

2.1. Ergonomia A ergonomia é uma ciência por gerar conhecimento e também tecnologia por seu caráter transformativo de aplicação na vida das pessoas. Esta ciência-tecnologia utiliza os conhecimentos relativos ao ser humano na concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos, visando adequar as atividades profissionais e pessoais ao dia-a-dia do usuário. A ergonomia difere de outras áreas do conhecimento por seu caráter multidisciplinar, apoiando-se em diversas áreas científicas, gerando conhecimentos.

Relacionados