Bloqueio continental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bloqueio Continental



No começo do século XIX, o continente europeu vivia as agitações políticas e militares causadas pelo domínio napoleônico. A França conquistava diversos territórios emodernizava a sua economia a contragosto das diversas monarquias que repudiavam o processo revolucionário daquele país. Entre esses opositores estava a Inglaterra, uma das poucas, senão a única, nações quetinham condições econômicas e bélicas de se contrapor ao governo de Napoleão Bonaparte.

Ciente do poder de sua mais importante rival, Napoleão Bonaparte resolveu tomar uma medida de naturezaautoritária, ao divulgar o chamado Bloqueio Continental. Lavrado em 21 de novembro de 1806, o documento estabelecia que todos os portos da Europa deveriam fechar suas portas para as embarcações inglesas.Desse modo, a França expandiria o seu mercado consumidor ao mesmo tempo em que enfraqueceriam as finanças de sua mais poderosa rival nos campos de batalha.




O Ano de 1808

No século XIX,Napoleão Bonaparte tornou-se soberano do império da França, seu objetivo era apoderar-se de toda a Europa. Para alcançar tal intento devassou o exército de diversos países, porém o mesmo não conseguiu comas forças militares e navais da Inglaterra. Para enfrentar-los, Napoleão decretou o Bloqueio Continental – determinação que vetava os países da Europa de negociar com a Inglaterra.

Neste momentoda história, Portugal era governado pelo provável herdeiro da coroa, Dom João. Portugal e Inglaterra eram velhos cúmplices, o que deixou Dom João em uma posição delicadíssima. A situação dele não eranada fácil, o que fazer? ir contra Napoleão e correr o risco de uma invasão francesa ou esperar para ver a Inglaterra invadir o Brasil? Nem uma nem outra atitude era fácil para D. João.

A saídaencontrada, em conluio com os ingleses, foi a mudança da comitiva portuguesa para o Brasil. Em novembro de 1807, sob proteção da força naval inglesa, D. João, sua linhagem e a nobreza que o rodeava...
tracking img