BLOGS x JORNALISMO DIGITAL

1520 palavras 7 páginas
BLOGS x JORNALISMO DIGITAL

Capa Revista Glamour Julho/2013

Introdução
Em toda a história, um punhado de grupos detiveram o poder dos meios de comunicação, veiculando o que lhes era de interesse e excluindo uma maioria, sem voz e sem imagem. A idéia de criar um blog é para expor as pequenas mídias e analisar, através de um meio alternativo, o comportamento da imprensa. É a metalinguagem dos meios de comunicação contribuindo para a liberdade de expressão e a democratização da informação.
Há hoje, claramente, um movimento migratório do jornalismo tradicional para o eletrônico. Com isso, muitos jornalistas se tornaram blogueiros, nos últimos quatro ou cinco anos. O oposto também ocorreu: muitos blogueiros passaram a atuar como jornalistas, nos novos espaços que a internet abriu para o jornalismo eletrônico.
Mais do que a caracterização exaustiva do que sejam blogueiros ou jornalistas, o que mais nos cabe compreender é o alcance e os novos paradigmas do jornalismo eletrônico, na internet.
A web fez nascer em todo o mundo um novo tipo de jornalismo, muito mais interativo e dinâmico, capaz de proporcionar debates online de todos os tipos de assuntos e temas, sejam culturais, políticos, econômicos e filosóficos. Ou ainda, grandes temas nacionais e internacionais.
Tradicionalmente, a grande marca da jornalismo nas sociedades democráticas tem sido sua diversidade. O mesmo deverá ocorrer com o jornalismo eletrônico. Até porque ele é muito mais difícil de ser pressionado, amordaçado ou calado.

O Poder dos Blogs
Temos a necessidade de informar e nos mantermos informados, e isso é o grande estímulo da proliferação dos espaços dos blogs. A mídia já não cobre todas as nossas áreas de interesse, por isso a mudança para o ambiente online. Cidadãos estão assumindo um papel ativo como comentaristas, editores e produtores de textos noticiosos. O jornalista não é mais o “dono da informação”, da fonte, do furo.
Leitores de blogs agora encontram dados que não estão presentes na

Relacionados