Blogs E Webjornalismo Intera O Com A Sociedade

425 palavras 2 páginas
3. Interação com a Sociedade
Com o advento da internet, os consumidores de notícia passaram a querer mais, quiseram sair da zona de passividade e também tornarem-se criadores de conteúdo. Alterando assim o modus operandi de fazer jornalismo, o que no início da década dificultou a transição dos jornais de meios tradicionais para a web. E a partir deste momento é que aparecem os blogs, revolucionando a maneira com que o público adquire a notícia.
3.1 Blogs + Sociedade Os blogs surgem desfazendo as funções de público e criadores de notícia, ambas passam a ser uma só. Através dessa nova plataforma digital os que antes eram só consumidores transformam-se em novas fontes de informação e passam a interagir com ela também. Blogs jornalísticos permitem que seus leitores cometem, avaliem e criem conteúdo. São criadas não só novas formas de relação entre produtores e criadores, como também surgem novas técnicas de apuração e disseminação da notícia. A credibilidade jornalística continua a ser um fator essencial na fidelização do público leitor, por isso nomes tradicionais do jornalismo passam a investir nesse novo formato, para oferecer coberturas independentes e não atreladas aos grandes meios. Blog jornalísticos atraem leitores com mais facilidade porque além de permitir essa proximidade com o público também investem numa nova linguagem. E por intermédio das redes sociais esses laços são ampliados, permitindo o acesso instantâneo a plataforma.
3.2 Webjornalismo + Sociedade Tendo em vista o modelo funcional do blog, o jornalismo digital também passa a adotar meios de interação com seu público. A sociedade começa a ter voz dentro do jornalismo considerado mais convencional. Como resultado dessa transformação, o público passa a acompanhar e dar mais crédito ao webjornalismo, por este ter força maior na questão da credibilidade. Tanto é que a blogosfera se vale dos critérios das mídias convencionais e de sistemas de reputação emergentes para atribuir confiabilidade às

Relacionados

  • Binder2
    42873 palavras | 172 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Debora Lopez Radiojornalismo
    55170 palavras | 221 páginas