Blog na Dresdner Kleinwort Wasserstein - Harvard

6437 palavras 26 páginas
612-P05
7 DE NOVEMBRO DE 2006

ANDREW P. MCAFEE
ANDERS SJÖMANA

Blogs na Dresdner Kleinwort Wasserstein (A)
J. P. Rangaswami, o superintendente de informática (CIO, chief information officer) do banco de investimentos Dresdner Kleinwort Wasserstein (DrKW), acomodou-se em sua cadeira no seu escritório em Londres, no final de um dia de trabalho em maio de 2005, e entrou na blogosfera.
Aquela era a coleção mundial de "blogs" — sites simples, do tipo diário na Web, geralmente mantidos e atualizados por uma só pessoa. Rangaswami lia regularmente blogs sobre bancos de investimentos, tecnologias novas, gestão de TI, administração e diversos outros assuntos. Sentia que eram um acréscimo valioso à montanha de informações que consumia como parte de seu trabalho.
Muitos dos blogs que Rangaswami consultou naquela tarde estavam disponíveis para qualquer um na Internet, mas outros eram internos do DrKW. Estavam hospedados nos servidores do banco, protegidos por seu firewall, só estando visíveis aos seus funcionários. Com a aproximação do verão de
2005, havia mais de 300 blogs internos no banco. A maioria era mantida pelo pessoal do departamento de TI, mas Rangaswami ficou satisfeito ao ver que outros grupos dentro do DrKW, como o de Mercados de Capital, também começaram a desenvolver blogs internos. Ele queria encorajar a disseminação dessa tecnologia, que considerava excelente para a difusão de notícias, opiniões e conhecimentos para aumentar a colaboração dentro do banco.
Rangaswami também queria que o banco aderisse à blogosfera, hospedando blogs externos que pudessem ser vistos na Internet. Bancos de investimentos como o DrKW funcionavam sob regulamentações e supervisão rigorosas, por isso todas as comunicações externas eram cuidadosamente examinadas antes de serem liberadas. Já os blogs eram considerados ferramentas de comunicação espontânea — sem supervisão, sem exame prévio e espontâneos. Estava claro que aquela abordagem não funcionaria para blogs externos de um banco de

Relacionados

  • fichamento blogs
    623 palavras | 3 páginas