Blocos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMÉRCIO INTERNACIONAL, BLOCOS ECONÔMICOS E O BRASIL

VESTIBULAR 2010


(UFOP) “A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característicageográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J.L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

Sobre a formação dos blocos econômicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A Comunidade Comum Européia (CEE)constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.
b) A CEE, também conhecida como União Européia, está gerando um dos maiores mercados mundiais.
c) Os blocoseconômicos têm como objetivo estabelecer regulamentos alfandegários e protecionistas, limitando o livre trânsito de mercadorias entre os países membros.
d) O MERCOSUL surgiu de um acordo entre Argentina,Brasil, Paraguai e Uruguai e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros.

(UEG) Entre os temas mais polêmicos das reuniões da OrganizaçãoMundial do Comércio (OMC), estão as reivindicações dos países subdesenvolvidos, que pedem a redução de subsídios para a produção agrícola e o fim da proteção dos mercados internos nos países desenvolvidos.Tais países aplicam elevadas tarifas de importação de produtos agrícolas prejudicando as exportações do mundo subdesenvolvido. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

a) as barreiraszoossanitárias e fitossanitárias eliminam a necessidade das elevadas tarifas sobre produtos importados, diminuindo assim o custo dos gêneros alimentícios.
b) as barreiras zoossanitárias e fitossanitáriasconsideradas não tarifárias são necessárias aos países subdesenvolvidos e pobres, já que são obrigados a importar grande volume de produtos agrícolas.
c) o dumping, comercialização de uma mercadoria com...
tracking img