Blocos lógicos e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IV RECONTA: EXPERIÊNCIAS QUE O EDUCADOR CONTA.
CEIM: Brincar e Crescer
PROFESSORA: Lúcia Maria Hanauer
TURMA: Pré – escolar
FAIXA ETÁRIA: 04 a 06 anos

Tema do relato: Blocos Lógicos e Diversidade

Objetivo: Viabilizar a oportunidade de formação conceitual de diversidade a partir do uso de Bloco Lógico, capacitando as crianças a perceberem assim as características comuns e diferençasprimeiramente entre as peças do bloco lógico para posteriormente as identificarem entre colegas e demais pessoas de convívio.

Conteúdos:
✓ Formas geométricas,
✓ Interação e diversidade humana;

Prática Social Inicial:
A partir das constatações nas mais diversas atividades com a turma, de certa resistência de algumas crianças para interação com colegas por fatores de característicasraciais, físicas e sociais (apesar do constante trabalho realizado sob este aspecto desde o início do ano), sentimos a necessidade de aprofundar aspectos de formação conceitual nas crianças a respeito da diversidade humana.
Para tanto se iniciou o trabalho de formação conceitual com recurso pedagógico de jogos com Bloco Lógico, de forma lúdica e prazerosa para as crianças, como o intuito de queconseguindo observar os diferentes atributos no material e de forma lúdica, posteriormente as crianças iriam conseguir fazê-lo na prática com colegas, reconhecendo nos mesmos suas características físicas, qualidades e capacidades.

Problematização:
- Os objetos são diferentes? Em que?
-Existem coisas em comum entre as peças? Quais?
- A peças com o seu nome estiveram sempre com o nome dos mesmoscolegas? Por quê?
-As pessoas são como as peças? Por quê?
-As pessoas como as peças são diferentes entre elas? Existem pontos em comum entre elas?
-Quais as diferenças entre as pessoas?

Instrumentalização:
Inicialmente foram desenvolvidas com as crianças as atividades com os blocos lógicos uma vez que por meio deles iríamos desenvolver a formação conceitual de diversidade por meio demanuseio, classificação e análise de diferentes atributos das peças do jogo. Depois de realizadas as atividades com os Blocos Lógicos, onde as crianças em sua maioria conseguiram compreender que as peças de acordo com o atributo observado poderiam pertencer ao mesmo grupo ou não, realizou-se a problematização e a classificação da turma por diferentes atributos, como o foi feito com o jogo (cor decabelos, olhos, altura, idade, gênero), realizando os respectivos gráficos e ou relação de quantidade um a um em painéis coletivos. Buscando desenvolver ainda mais a capacidade de observação, abstração e análise de atributos e/ou características de forma lúdica, foi desenvolvido com as crianças os jogos com Blocos Lógicos “Qual é a peça” e “Busca ao tesouro”.

Avaliação:
Observou-se oenvolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como seu desempenho quanto às diversas classificações dos diferentes atributos e a capacidade de fazer estas observações nas características e relações humanas.

Prática Social Final:
Concluindo as atividades, foi desenvolvido cantiga e técnica de coordenação áudio-viso-motora de origem africana “Escravos de Jó” usando as peças do blocoLógico como material de base, sendo que para a mesma foi necessário iniciarmos com movimentos básicos e ampliando a complexidade dos mesmos gradativamente.
Nesta atividade pode-se constatar que colegas que se negavam a realizar atividades com um ou outro colega o fizeram, uma vez que a atividade foi proposta ser desenvolvida inicialmente no grande grupo e posteriormente em duplas que iam sealternando.
Por meio do trabalho desenvolvido pode-se constatar que as crianças passaram a dar maior consideração e reconhecer as diferentes características, qualidades e potencialidades nos colegas, superando em alguns casos atitudes de identificação do outro enfatizando somente os aspectos físicos.
Vale ressaltar que apesar do bom resultado do desenvolvimento destas atividades sentiu-se...
tracking img