Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Países ACP
Países ACP é uma associação de 79 países da África, Caribe e Pacífico formada para coordenar atividades da Convenção de Lomé de 1975. Todos os Estados, à exceção de Cuba, são signatários do acordo de Cotonou, que veio substituir as Convenções de Lomé.
Membros

Aec
Localização dos membros, que estão destacados em verde, no mapa-múndi.
A Associação dos Estados do Caribe (portuguêsbrasileiro) ou das Caraíbas (português europeu) (em espanhol: Asociación de Estados del Caribe - AEC, em francês: Association des États de la Caraïbe - AEC e em inglês: Association of Caribbean States - ACS), também conhecida pelo acrônimo AEC, foi formada com o intuito de promover a cooperação entre todos os países banhados pelo Mar do Caribe (Caraíbas), com 25 Estados-membros e 3 membrosassociados. A convenção estabelecendo a AEC foi assinada em 24 de julho de 1994 em Cartagena das Índias, Colômbia.
O secretariado da organização encontra-se em Port of Spain, Trinidad e Tobago.
É destinada à consulta, cooperação e ações combinadas; com foco no comércio, transportes, turismo e inter-cooperação em caso de desastres naturais[1]. O Brasil associou-se como membro observador.Associação Europeia de Livre Comércio
A Associação Europeia de Livre Comércio — AELC (em inglês: European Free Trade Association, abreviado EFTA) é um bloco econômico europeu.
A EFTA é uma organização europeia fundada a 4 de Janeiro de 1960 na cidade de Estocolmo, Suécia, pelo Reino Unido, Portugal, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça, países que não tinham aderido à Comunidade Econômica Europeia(CEE). A Finlândia foi admitida em 1961, a Islândia em 1970 e o Liechtenstein em 1991.Hoje a EFTA é apenas constituída por quatro países: Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia.
Estes estados decidiram juntar-se para defender os seus interesses económicos através da criação de uma área de comércio livre e o seu funcionamento alicerçou-se num princípio simples: os produtos importados deestados-membros não estavam sujeitos ao pagamento de impostos aduaneiros, o que naturalmente serviu para fomentar as trocas internacionais no espaço desses países.
Em 1973, a Comunidade Económica Europeia assinou acordos com os estados-membros da EFTA no sentido da criação de uma zona de comércio livre para os 379 milhões de consumidores dos países das duas organizações europeias. Assim em Maio de 1992,a CEE e a EFTA, ao abrigo dos acordos então assinados passaram a designar esta área por Espaço Económico Europeu (EEE). A Suíça não pôde, contudo, ratificar o acordo devido ao resultado negativo do referendo realizado em Dezembro de 1992.
Portugal foi um dos membros fundadores e até Janeiro de 2002 beneficiou do apoio do fundo da EFTA para o desenvolvimento industrial.
Países membros
IslândiaLiechtenstein
Noruega
Suíça
Associação Latino-Americana de Integração
Países-Membros da ALADI
Associação Latino Americana de Integração, ou ALADI, é um organismo intergovernamental com sede na cidade de Montevidéu, no Uruguai, que visa a contribuir com a promoção da integração da região latino-americana, procurando garantir seu desenvolvimento econômico e social. Este é também o maiorbloco econômico da América Latina.
Os objetivos do processo de integração da região latino-americano são os seguintes:
eliminação gradativa dos obstáculos ao comércio recíproco dos países-membros;
impulsão de vínculos de solidariedade e cooperação entre os povos latino-americanos;
promoção do desenvolvimento econômico e social da região de forma harmônica e equilibrada, a fim de assegurar ummelhor nível de vida para seus povos;
renovação do processo de integração latino-americano e estabelecimento de mecanismos aplicáveis à realidade regional;
criação de uma área de preferências econômicas, tendo como objetivo final o estabelecimento de mercado comum latino-americano.
Tendo em vista o cumprimento dos objetivos do processo de integração, a Associação deve cumprir com algumas...
tracking img