Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL – FATEC
CUROS SUPERIOR DE TENCOLOGIA EM SECRETARIADO

UNIÃO EUROPÉIA

CURITIBA 2008

ELISANGELA DE FATIMA BORBA DE SALES

MARTA INES ALTENHOFEN

MERELAYNE ROCHA FELINTO

QUEILA CRISTINA RAMOS

UNIÃO EUROPÉIA

Trabalho apresentando à disciplina de Economia Mercadológica do Curso Superior de Tecnologia emSecretariado da Faculdade Tecnologia Internacional - FATEC

Orientador: Profº Ney Weissheimer

CURITIBA 2008

DEDICATÓRIA

Aos nossos professores, pais, irmãos, esposos e filhos que nos apoiaram e compartilharam desse estimado momento.

AGRACECIMENTO

Além de Deus, que continuamente nos dá forças, temos muitas pessoas à agradecer em razão da ajuda, doincentivo, das criticas e sugestões que nos foram dadas. Agradecemos ao professor orientador Ney Weissheimer, pela confiança, pelas orientações, pelas exigências no rigor metodológico e também pela amizade visando o nosso crescimento pessoal e profissional; a professora Teresa Sierra Vargas que nos orientou nas traduções dos textos em espanhol; a professora Tânia Mara Medeiros pelo incentivo epelo apoio oferecidos durante a elaboração dos trabalhos para a realização da Feira das Nações.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. A UNIÃO EUROPÉIA 7

2.1 Moeda 7

2.2 Objetivos da União Européia 8

2.3 Dia da Europa 8

2.4 Bandeira 8

2.5 Hino 9

3. GEOGRAFIA DA UNIÃO EUROPÉIA 9

4. A ECONOMIA DA UNIÃO EUROPÉIA 11

4.1 ObjetivoPrincipal 11

4.2 Coerência Interna das Políticas Econômicas 12

4.3 Comércio Exterior 12

5. A CULTURA E EDUCAÇÃO 14

6. MULTILINGUISMO 16

7. MEIO AMBIENTE 16

8. PAÍSES QUE COMPÔEM DAS UNIÃO EUROPEIA 18

9. CONCLUSÃO 44

10. REFERÊNCIAS 45

1. INTRODUÇÃO

Com o advento do século XXI, o profissional de secretariado assume um papelde gestor dentro das organizações. Destacando-se pelo perfil multifuncional tanto exigido pelo mercado globalizado.

Este profissional vem se destacando ainda mais neste momento, por exercer uma profissão regulamentada há vinte anos através da Lei nº. 7.377/85, tendo participação efetiva em movimentos de reivindicações de direitos e respeito à classe através da FENASSEC – Federação Nacionaldas Secretárias e diversos sindicatos espalhados por todo o país, neste caso em específico o SINSEPAR - Sindicado das Secretárias do Paraná.

Numa visão global de mercado percebe-se que as grandes organizações investem na inovação e na tecnologia, ferramentas exigidas e necessárias para manter a empresa competitiva no mercado.

Desta maneira ressaltamos a importância do profissional desecretariado adquirir conhecimentos múltiplos de diferentes áreas, neste caso em específico destacamos a Economia Mercadologia e Espanhol, pois somente através de todo esse processo de aprendizado é que foi possível a realização do trabalho Feira das Nações.

2. A UNIÃO EUROPÉIA

A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto deintegração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase denegociação.Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. 
O tratados que definem a União Européia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Européia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura...
tracking img