Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
A Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, política e cultural das Nações, que visa principalmente maiores ganhos para as empresas com a facilitação da transição dessas em novos mercados. O resultado desse processo de globalização é a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleosgeopolíticos, revolução tecnológicas nas comunicações e na eletrônica e o a criação de uma “cultura universal”.
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
Os blocos podem ser classificados em: Zona de Preferência Tarifária, que consiste emestabelecer níveis tarifários preferenciais para os países membros do bloco; Zona de Livre Comércio, nessa fase os países que constituem o bloco reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não-tarifárias, que incidem sobre a troca de mercadoria dentro do bloco; União Aduaneira, momento onde os países do bloco regulamentam o seu comércio de bens com nações externas adotando uma TarifaExterna Comum; Mercado Comum, no qual há livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entres os países membros; União Econômica e Monetária, que basicamente consiste na constituição de uma moeda única e um fórum político para o bloco.
O primeiro bloco surgiu em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia, a atual União Européia, e após o fim da década de 80 se espalharampor todo o mundo. Na América, se destacam o Nafta, o Pacto Andino, o Caricom e o Mercosul; na Europa, além da União Européia, há também a Comunidade dos Estados Independentes; na África, existe o SADC; e na Ásia, se destaca o Asean.
Nesse trabalho daremos destaque a quatro blocos econômicos: a União Européia, pois esse bloco se apresenta em um estágio mais evoluído e consolidado entretodos os blocos, o Mercosul, no qual o Brasil está inserido,pois sua formação e desenvolvimento afetam diretamente a economia e a política do país, o Alca,que representa a integração econômica e comercial das Américas e o Nafta que cria mecanismos capazes de manter o bloco e sua gestão equilibrando disputas e aplicando as resoluções preestabelecidas pelo acordo.
O comércio entre os paísesconstituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce.

2.Blocos Econômicos

Blocos econômicos são associações de países que se unem para competir nomercado internacional. Geralmente esses blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais, o comercio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países.

A seguir estudaremos quatro dos principais blocos econômicos do mundo: A União Européia, o MERCOSUL, O ALCA e o NAFTA.

2.1- União EuropéiaConhecido inicialmente como Comunidade Econômica Européia (CEE), o bloco econômico formado por 15 países da Europa Ocidental passa formalmente a ser chamada de UNIÃO EUROPÉIA (EU) em 1993, quando o Tratado de Maastricht entra em vigor. É o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB, com uma população de 374 milhões de pessoas.Fazem parte deste bloco os seguintes países: França,Itália, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Alemanha (1957), Dinamarca, Irlanda, Reino Unido (1973), Grécia, Espanha, Portugal (1981/1986), Áustria, Suécia e Finlândia. Em 2004 ocorreu o ingresso de mais 10 países: Letônia, Estônia, Lituânia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Hungria, Malta e Chipre.
A União Européia torna-se um gigante com 25 países, quase 500 milhões de...
tracking img