Bloco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Blocos Econômicos.

União de países que firmam acordos de acordo com seus interesses mútuos para crescimento econômico e obtenção de vantagens comerciais entre si e outrosmercados.
Os Blocos possuem algumas divisões ou tipos de acordo com a natureza e benefícios visados em suas uniões. Existem alguns blocos econômicos, mas os mais conhecidos são: Mercosul, União Europeia,Nafta, Apec, Alca, G-8, OMC, ONU, etc.

2. Desenvolvimento

Os acordos econômicos firmados entre os países membros de blocos econômicos visam o crescimento, por isso são firmados em bases devantagens comerciais que possibilitam e facilitam o comercio de bens e serviços reduzindo ou eliminando as barreiras, o que gera o crescimento mutuo.
Esses países em geral podem ser considerados fracossozinhos, mas em grupo completam suas desvantagens nas vantagens dos outros membros, se torna fortes como grupo.
*O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia doCarvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França.*
Existem uma classificação ou tipo de bloco de acordo com otipo de tratado econômico firmado, que são:
Zona preferencial de comércio: Conhecida também como Acordo de Complementação Econômica (ACE), onde alguns produtos tem seu comércio livre.
Zona ou Área delivre comércio: Acordos comerciais que objetivam a redução ou eliminação de taxas alfandegárias e de importação entre os membros. Os produtos produzidos por um entram no outros sem as tradicionaistaxas e burocracias.
APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
União Aduaneira: Além de ser uma área de livre comércio, adotaram uma Tarifa Externa Comum (TEC) para regulamentar o comércioentre os países do bloco com outros.
Mercado comum: Engloba o contexto de Zona de Livre Comercio e União Aduaneira porem há maior integração entre os participantes, além da livre circulação de...
tracking img