Bloco i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO







FILOSOFIA

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
E
MEMBROS DO TRABALHO









APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO



ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANISIO TEIXEIRA
TURMA: EIXO 6B
TURNO: NOTURNO
PROFESSOR (a): ALBANISIA
MATÉRIA: FILOSOFIA




MEMBROS DO TRABALHO


JOAB CAIRES
JOÃO LUIZ PEREIRA BRITO
LUCIENE BARBOSA SANTANA



EXERCÍCIOAVALIATIVO




1. Explique: Pelo trabalho o homem se auto-produz.

R= Pelo trabalho o homem se autoproduz porque sem o seu trabalho o homem perde sua dignidade e é através dele que ele consegue manter a si próprio.

2. Qual é a ideia comum nas diversas abordagens do conceito de alienação?

R= A ideia comum é a de que, todo ser alienado vive mascarado, sem conseguir ver a realidade comseus próprios olhos, mas sim segue a opinião dos outros, sem verificar a verdade dos fatos.

3. Qual é. segundo Marx. a origem da alienação do trabalho? Quais são as decorrências?

R= a alienação do trabalho se da quando os burgueses (classe dominante) possuem os meios de produção e o proletariado (classe dominada) não possuindo esses meios de produção se veem obrigados a vender sua forca detrabalho para sobreviver, pois não possuem meios de produção, portanto se não venderem sua forca de trabalho morrem de fome.
A decorrência disso é a ma distribuição da renda, ou seja, uma grande maioria (proletariado) com quase nada e a menor parte da população (burgueses) com mais de 90? De toda riqueza existente no planeta
criando assim às chamadas classes sociais•à desigualdade, a fome, amiséria, pessoas morando nas ruas, vendendo sua forca de trabalho a uma miséria que quase não da pra sobreviver.•.

4. Em que consiste o taylorismo?

R= Taylorismo ou Administração científica consiste no modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplinacientífica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.

5. Em que sentido a "racionalidade" do taylorismo e da burocracia leva a um irracionalismo?

R= Nos sistemas domésticos de manufatura era comum o trabalhador conhecer todas as etapas da produção, desde o projeto até a execução. A partir daimplantação do sistema fabril, no entanto, isso não é mais possível. Devido á crescente complexidade resultante da divisão do trabalho. Chamamos dicotomia à concepção-execução do trabalho justamente ao processo pelo qual um pequeno grupo de pessoas concebe, cria, inventa o que


6. O que distingue o consumo não alienado do consumo alienado?

Consumo Não Alienado Consumo Alienado
Consumo nãoalienado é aquele que é feito com moderação, pois pesa na balança como foi produzido o que está sendo comprado e onde essa ação influi. Consumo alienado é o feito sem conhecimento de produção e o impacto econômico, ou seja, como são feitas as coisas que se comprar e porque e como o ato de comprar determinada coisa influenciará o mercado, a economia e consequentemente a qualidade de vida no geral.
Exde consumo não alienado: Ex. de consumo alienado:
Compram-se vegetais orgânicos variados em feira certificada. A compra baseia-se no desejo de influenciar o mercado a ser competitivo ao apoiar pequenas empresas e/ou produtores, e na preocupação com a saúde e meio-ambiente, ao buscar alimentos livre de agrotóxicos. Compra-se um cachorrinho de raça num pet shop. A compra baseia-se no desejo de terum animal específico, por suas características físicas. Não leva em conta que está favorecendo a indústria de animais, que os trata como produtos ao recruzá-los para vendê-los, sem respeitar seus direitos de vida e nem leva em consideração que esse animal tem necessidades próprias, uma vez que se compra por motivo frívolo.


7. Quais são as três funções do lazer segundo Dumazedier?

R= 1-...
tracking img