Blocao de TAGP

2345 palavras 10 páginas
2. Quais os principais métodos de medição do desperdício?

Os mais famosos são o JIT (Just in time) ou Kaizen e uma das ferramentas do JIT que é o KanBan

O Just In Time é muito mais uma filosofia do que apenas métodos para redução dos desperdícios. Essa filosofia possui aspectos que propiciam redução de custos, estoques, flexibilidade de produção, redução de prazos de entregas, etc. Um aspecto que deve ser salientado é que JIT não tem como causa o estoque zero, mas a eliminação de desperdícios propostos pelo modelo de Lean Manufacturing.

A redução dos estoques ao nível “zero, é conseqüência do tratamento da eliminação dos desperdícios”. Bornia & Wernke (1999) consideram que os sistemas de custos da qualidade atuais, os gestores não obtêm dados e informações suficientes para novas oportunidades de eliminar desperdícios e promover o contínuo aperfeiçoamento das atividades, dificultando assim, importantes decisões de investimentos em tecnologias avançadas de produção. Os gestores devem buscar sempre meios de mensurar, entretanto, o que devem monitorar e quais as suas relações de impacto dentro dos processos.

BORNIA, Antonio Cesar & WERNKE, Rodney. Mensuração dos Desperdícios – Ferramenta eficiente para verificação de melhorias decorrentes da implantação de programas de qualidade. Curitiba: FAE V.2, N.1 Jan./Abr., p.61-66,1999.

KanBan:

O Kanban, que traduzido significa cartão, é uma das ferramentas do Just In
Time.

Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que

Relacionados