Blinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - Universidade Paulista

Campus Cidade Universitária

Curso Pedagogia







A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL











Edna Fernandes - RA: 0906265





SÃO PAULO

2011

EDNA FERNANDES





A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL









Trabalho Monográfico-Curso de Graduação como exigência para obtenção dotítulo de licenciatura em Pedagogia. Apresentado a comissão julgadora da Unip, sob orientação da Professora Magali Arnais.










UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

SÃO PAULO – 2011







BANCA EXAMINADORA______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





























São Paulo

2011

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus que sempre me guiou em todos os momentos da minha vida e que com sua eterna misericórdia e bondade me faz crer a cada dia na vida, no amor, nas pessoas e num mundo melhor.
A minha família por serem oalicerce da minha vida. Agradeço a cada sacrifício, a cada esforço, a cada dedicação. Agradeço a Deus o presente de tê-los em minha vida.
A minha filha Camilly que é a razão da minha vida. A força de lutar por mais esta conquista, minha vida se tornou mais bonita porque você existe. Amo-te hoje e sempre.
Ao Alex pelo amor que a mim tem dedicado e pela paciência nessa nova caminhada. Amomuito você.
A professora e orientadora Magali Arnais, que me proporcionou com carinho e atenção desde o início suporte para o desenvolvimento deste trabalho.
A todos que, dando seu incentivo ou não, participou de algum modo em minha decisão dando este novo passo para conquistar a realização deste sonho em trabalhar na educação."Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
( Carlos Drummond de Andrade)


RESUMO

A Brinquedoteca surge como espaço alternativo e privilegiado que priorizao resgate á brincadeira. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, portanto a formação de espaço no ambiente escolar com finalidades lúdicas se torna imprescindível. Acredita-se que através do lúdico, da brincadeira, a criança constrói seus próprios conceitos, troca experiências e passa a compreender de uma forma mais simplificada o “mundo real”. O jogo, o brinquedo e abrincadeira, estimulam as várias inteligências permitindo que a criança se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. O projeto da brinquedoteca na educação infantil pode ser facilmente desenvolvido desde que o espaço seja apropriado, que os profissionais sejam capacitados, escolher um selecionar brinquedos e atividades compatíveis para cada faixa etária. Para que seja prestadauma educação de qualidade, não se pode esquecer que o aperfeiçoamento dos profissionais que irão trabalhar junto à brinquedoteca é de extrema importância.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Jogo. Lúdico. Brincar. Brinquedo. Educação Infantil.























ABSTRACT

The Toy emerges as an alternative space and privileged that prioritizes the recovery will play.It´s the toy that the child learns to act in the cognitive sphere, so the formation of space in the school environment with recreation purposes becomes essential. It is believed that through play, play, children construct their own concepts, exchange experiences and come to understand in a more simplified the “real world”. The game, the toy and play, stimulate multiple intelligences allowing the...
tracking img