Blindagem eletrotática e raio

799 palavras 4 páginas
Blindagem Eletrostática

O fenômeno de blindagem eletrostática ocorre apenas em materiais condutores como ferro, alumínio, grafite, níquel etc. Quando um corpo condutor é eletrizado, as cargas tendem a se localizar o mais distante possível uma das outras, distribuindo-se em sua superfície até atingir o equilíbrio eletrostático.
Ao atingir este equilíbrio, o campo elétrico no interior do condutor torna-se nulo. Esta situação também vale para o caso em que o condutor é oco.
É importante ressaltar que mesmo quando o condutor não está carregado, mas está em uma região que possui um campo elétrico causado por um agente externo, seu interior fica livre da ação desse campo externo.

Poder das Pontas, Raios, Relâmpagos e Trovões

Raio é uma descarga elétrica muito intensa, que ocorre em certos tipos de nuvens e pode atingir o solo, causando prejuízos e ferindo pessoas. É consequência do rápido movimento de elétrons de um lugar para outro. Os elétrons movem-se tão rapidamente, que fazem o ar ao seu redor se iluminar (um clarão conhecido como relâmpago), aquecer-se, resultando num estrondo, o trovão.
Um raio é um fenômeno em que para acontecer é preciso que existam cargas opostas entre uma nuvem e o chão, quando isso acontece, a atração é muito forte, então temos uma enorme descarga elétrica.
A descarga ocorre no momento em que as cargas elétricas atingem energia suficiente para superar a rigidez dielétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta.
Um ranking elaborado pelo ELAT Grupo de Eletricidade Atmosférica, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apontou Santo Cristo como o município com maior incidência de raios no Rio Grande do Sul. Em Santo Cristo, a média é de 11.4 descargas atmosféricas por quilômetro quadrado ao ano.
A cidade brasileira que mais recebe descargas elétricas é Teresina, capital do Piauí, chegando a ser a terceira cidade do mundo onde mais acontecem sequências de descargas elétricas. Por esta razão, a região recebe a

Relacionados

  • Dicionario de Química
    18843 palavras | 76 páginas