Blindados no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS 90 ANOS DOS BLINDADOS NO BRASIL

Os blindados (tanks) surgiram na 1ª Guerra Mundial (1914-18) revolucionando a arte da guerra com sua mobilidade, proteção blindada, potência de fogo e ação dechoque.
Em 1921, foi organizada no Rio de Janeiro a primeira tropa blindada do Exército Brasileiro, a Companhia de Carros de Assalto, equipada com carros de combate franceses Renault FT 17. Em 1938,ainda no Rio de Janeiro, foi criado o Esquadrão de Auto–Metralhadoras, equipado com carros blindados italianos Fiat Ansaldo CV 33.
Durante a 2ª Guerra Mundial, foi organizado o 1º Esquadrão deReconhecimento, integrante da Força Expedicionária Brasileira. Na Itália, o Esquadrão foi equipado com as viaturas blindadas M 8 Greyhound e M3 Half Track e teve ação destacada nos combates de Collecchio eFornovo.
Em 1944, é criado o Núcleo da Divisão Motomecanizada, que, em 1957, passa a denominar-se Divisão Blindada (DB). São criados também os 1º, 2º e 3º Batalhões de Carros de Combate (BCC), os 1ºe 2º Batalhões de Infantaria Blindados (BIB), o Grupo de Reconhecimento Mecanizado, orgânicos da Divisão Motomecanizada, e diversas outras unidades.
Dentre essas, destaca-se o 3º Batalhão de Carrosde Combate Leves (3º BCCL), transferido do Rio de Janeiro para Santa Maria em 1946. Foi ela a primeira unidade blindada no coração do Rio Grande, o que demonstrava a importância dessa área geográficapara o Exército.
Nesse período, chegaram ao Brasil, cerca de 500 viaturas blindadas. Eram os carros de combate M 4 Sherman (Fig 4), M3 Grant e M3 Stuart, as viaturas blindadas de reconhecimento M8Greyhound e as viaturas blindadas de transporte de pessoal M3 Scout Car e M3/M5 Half Track, que passaram a equipar as novas unidades blindadas e mecanizadas, organizadas durante a 2ª Guerra Mundial.Esses veículos eram os mais modernos à época.
No início dos anos 70, o EB passou por grandes modificações estruturais. Foram criadas as Divisões de Exército, as Brigadas de Infantaria e Cavalaria...
tracking img