Blendas estirenicas com nanoparticulas

4889 palavras 20 páginas
1. INTRODUÇÃO
A ciência e a tecnologia em nanoescala têm atraído muita atenção nos últimos anos, em função da expectativa quanto ao impacto que os materiais nanoestruturados podem causar em diversas áreas. A nanotecnologia de uma forma geral corresponde ao processamento envolvendo a manipulação de átomos, ao passo que a nanociência se refere ao estudo do fenômeno e da manipulação de sistemas físicos que produzam informações significativas, em uma escala nanométrica de tamanho. Um nanômetro (nm) é um metro dividido por um bilhão, ou seja, 1 nm é igual a 10-9 m.
Por definição, os materiais nanoestruturados apresentam pelo menos uma de suas dimensões em escala nanométrica, e nesta escala de tamanho, os materiais apresentam novas propriedades, antes não observadas quando em tamanho micro ou macroscópico. Uma das vantagens de se utilizar um nanocompósito ao invés de um compósito é que o primeiro requer uma menor concentração da carga para um mesmo efeito sobre as propriedades, deixando o produto mais leve. Por outro lado, a desvantagem de se utilizar um compósito ou um nanocompósito é que pode ocorrer migração da carga para a superfície da matriz, podendo dessa forma contaminar o produto.
Os nanocompósitos poliméricos são, em geral, os mais utilizados, e são definidos como sendo uma classe de material híbrido composto de uma matriz polimérica orgânica onde a carga inorgânica particulada com dimensão nanométrica está dispersa. As cargas nanométricas frequentemente usadas são argila, alumina, nanotubos, ouro, prata e grafite. [1] A intercalação entre a carga e o polímero é feita de forma que a cadeia polimérica fique entre cada lamela de argila pelo mecanismo de dispersão da molécula de argila com o polímero.
O aumento de propriedades do material nanocompósito varia de acordo da aplicabilidade desejável. Entretanto podem ter aumento de propriedades de barreira, alta resistência química, mecânica, dureza, baixa densidade, alto impacto, condutividade elétrica e

Relacionados