Bleger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Bleger a entrevista psicologia é, ao mesmo tempo, um instrumento e uma técnica de investigação científica que permite ampliar e verificar o conhecimento científico bem como aplicá-lo. Tais características fazem com que o psicólogo desempenhe os papéis de investigador (cientista) e de profissional (terapeuta). Apesar das entrevistas serem utilizadas pelos mais diversos profissionais e comos mais variados objetivos, o texto de Bleger é focado em questões referentes à entrevista psicológica.
O autor define algumas regras ou faz indicações práticas para a execução da entrevista psicológica e também, um estudo psicológico sobre a entrevista psicológica.
Há dois tipos fundamentais de entrevista: aberto e fechado. No tipo aberto o psicólogo não se limita a fazer perguntaspreestabelecidas com uma ordem também preestabelecida (como ocorre com a anamnese psiquiátrica), mas pode elaborar suas perguntas e fazer intervenções de acordo com a dinâmica adequada a cada paciente. A entrevista fechada permite que haja uma comparação sistemática de dados mais precisa que a entrevista aberta que, por sua vez, permite que se tenha uma noção mais profunda da personalidade do entrevistado.De outro modo, podem-se distinguir as entrevistas de acordo com o beneficiário: o entrevistado, uma instituição ou mesmo aquelas que têm por objetivo colher dados para investigação científica.
A entrevista foi influenciada pela Gestalt, pela Psicanálise e pelo Behaviorismo e esta influência possibilitou aos psicólogos realizar a entrevista em condições metodológicas mais estritas, convertendo-a emum instrumento científico possuidor de rigor em sua aplicação e em seus resultados. Não é necessário nenhum dom específico para que se façam boas entrevistas, a execução de entrevistas pode ser aprendida se for estudada.
A entrevista é um campo que, embora conhecido pelo entrevistador, tem limites, possibilidades e rumos definidos pelo paciente. É impossível que em uma entrevista se tenha umanoção de todos os aspectos da personalidade do paciente, por isso deve-se deixar que o paciente conduza a entrevista para os aspectos mais importantes de sua personalidade
Uma possível sistematização para o estudo da entrevista pode ser centrar o estudo sobre: a) o entrevistador; b) o entrevistado e c) a relação interpessoal entre os participantes.
Uma diferenciação entre entrevista psicológica e aanamnese é o fato de que na entrevista a atenção está centrada no não-dito nas contradições do discurso do entrevistado, ao passo que na anamnese o que importa são as informações que o paciente fornece independentemente dos padrões inconscientes que as deflagram.
O entrevistador faz parte do campo da entrevista e exerce influência sobre o entrevistado. Não é possível, na entrevista psicológica,que o objeto de estudo e o observador se separem dado o objeto ser o próprio homem. Uma vez que não se estuda o fenômeno por si só (somente como observadores), no campo da entrevista psicológica o que se estuda é o que resulta do fenômeno em relação com nossa presença, e com a nossa intervenção.
Pode-se dizer que a entrevista sempre ocorre em grupo (mesmo que seja só de duas pessoas) e éinfluenciada pelos elementos componentes do grupo, pela relação que se estabelece entre as pessoas participantes, pela personalidade da parte entrevistada e até mesmo pelos gestos do paciente.
Numa entrevista podem ocorrer a transferência e a contratransferência, a primeira por parte do paciente e a última por parte do entrevistador. Na transferência o paciente se comporta como se estivesse em umasituação repetida interagindo com alguém conhecido (alguma figura importante do passado) e na contratransferência ocorre o mesmo, só que seguindo do entrevistador para o paciente e como forma de reação à transferência.
Segundo Bleger a transferência e a contratransferência ocorrem em todas as relações, mas, no caso da entrevista, a contratransferência deve, necessariamente, ser vigiada para que o...
tracking img