Blege

1704 palavras 7 páginas
Segundo Bleger,
A psicologia institucional constitui-se num capítulo novo no desenvolvimento da ciência psicológica, e isto requer um olhar mais demorado quanto aos aspectos implicados neste contexto...
Segundo o autor a psicologia institucional constitui-se num capítulo novo no desenvolvimento da ciência psicológica, e isto requer um olhar mais demorado quanto aos aspectos implicados neste contexto.
Inicialmente, Bleger pontua que "a posição geral sustentada pode se resumir nas seguintes proposições", já dadas a conhecer anteriormente em outra publicação: a) o psicólogo como profissional deve passar da atividade psicoterápica [doente e cura] à da psico-higiene [população sadia e promoção de saúde];
b) "para isso, impõe-se uma passagem dos enfoques individuais aos sociais" (p. 31).
Fica clara, neste texto, a importância do equilíbrio na relação teoria-prática, quando se afirma que a prática não é um desmembramento sujeitado à ciência, mas, ao contrário, o seu núcleo vital; bem como a investigação científica não está acima ou para além da prática, porém inserida no curso da mesma. Ambos devem devem estar interligados inseparavelmente.
O autor vai mais além quando ressalta que a psicologia institucional não representa uma extensão da psicologia aplicada, e sim um campo psicológico de extraordinário avanço tanto no aspecto investigativo quanto no desenvolvimento da prática profissional da psicologia.
Progressivamente, a psicologia institucional pode ser assim desenhada quanto à sua atuação: a) âmbito psicossocial [indivíduos]; b) âmbito sócio-dinâmico [grupos]; c) âmbito institucional [instituições]; e, d) âmbito comunitário [comunidades].
Com relação ao estudo das instituições, ele diz respeito a três fundamentos: o estudo da estrutura e dinâmica das instituições, estudo da psicologia das instituições e a estratégia do trabalho em psicologia institucional.
Afinal o que vem a ser psicologia institucional? Para Bleger "a psicologia institucional

Relacionados

  • O complô que elegeu tancredo
    202479 palavras | 810 páginas