Blecke scotti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA INTERATIVO BLECKER-SCOTTI DE ALFABETIZAÇÃO

GELZOMAR CARVALHO DE MORAIS -login: 162991
MICHELL Y DE SOUZA ORTIZ -login: 162992
SILVIAMARIA PIV ARRO -login:
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
jopizzolatto@hotmail.com
ellyortiz@hotmail.comsilviapivaro@hotmail.com

RESUMO
Esse artigo retrata o sucesso com este "sistema de alfabetização", nas Escolas Estaduais do município de General Carneiro. Constatamos que o grande sucesso não era somente como técnica de assimilação da escrita fonética (=método) e "intencionalmente" (=linguagem) da escrita, mas tambémcomo rico em efeitos psico-pedagógicos. Deu para perceber claramente que o alfabetizando não só aprende a ler e escrever, mas cresce muito a sua alta confiança, sentindo que é capaz de muita coisa em pouco tempo. Embora façam por momentos perde a visão de conjunto, serve como apoio momentâneo e importante à posterior a escrita total. Estes se transformam em aliados competentes do próprioprogresso. O alfabetizando este preocupado, querendo entrar nesse mundo da linguagem escrita dos adultos que ampliara enormemente o horizonte da vida e facilitará a própria comunicação. Ele quer ser avaliado e necessita ser avaliado para sentir se sua conquista valeu ou não. O professor por sua vez também precisa perceber isto para poder ir em frente ou deter-se mais um pouco. Esta é a função do ditado nométodo, além de ser um treinamento para automatizar os mecanismos cerebrais. Nesta avaliação o importante não foi julgar o "tempo" que o alfabetizando leva para atingir a meta, ou a "quantidade de erros" ou acertos que faz na caminhada para chegar ao 'objetivo, mas o fato de' chegar a esse objetivo. Todos progridem, unidos, comprometidos uns com os outros, na mesma caminhada. [1]



INTRODUÇÃOO presente trabalho visa culminar os passos percorridos para a conclusão de nosso curso de pedagogia, através do estudo do Sistema lnterativo BIecker-Scotti de alfabetização das E.E "Antonio Nonato Rocha" e "Dr. João Ponce de Arruda" de General Carneiro, que nos propiciou melhor vivência com os docentes e discentes na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Procuramosestruturar nosso trabalho de conclusão do curso (TCC) através de quatro capítulos.
O primeiro capitulo apresenta o nosso projeto do qual levantamos questões referentes ao nosso estudo sobre o método de alfabetização - Blecker-Scotti na busca de conhecermos um método que realmente apresenta resultado na alfabetização, tanto na teoria quanto na pratica.
O segundo capitulo abordamostemas referentes ao método Blecker-Scotti de alfabetização com o mesmo no âmbito da sala de aula, trataremos ainda de como é a aprendizagem dos alunos em que os professores das duas escolas estão aplicando esse método de alfabetização.
"O terceiro capitulo trataremos de nossa pesquisa de campo, onde buscamos informações junto as Escolas Estaduais "Antonio Nonato Rocha" e" Dr. João Ponce deArruda - sobre como alfabetizar utilizando o método Blecker-Scotti.
E por fim teremos as considerações finais, nas quais são direcionadas a uma reflexão critica.
Assim consideramos que a busca do conhecimento nos possibilitam contribuir com a alfabetização utilizando esse método de alfabetizar.


Alfabetização: Método ou Linguagem?

Um método é realista seradiografa e reproduz os passos convenientes que se fazem para chegar a um fim.
O alfabetizado r é aquele que já fez essa caminhada e agora consciente da mesma, ajuda o alfabetizando a percorrê-Ia rapidamente e com sucesso.
Na escrita existem dois extremos igualmente negativos:
- escrever e ler sem entender (pura técnica de decifrado)
- escrever tudo sem ser...
tracking img