Blablabla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São Paulo, 12 de Novembro de 2012
Rio Tietê

O rio Tiete é um dos poucos do Brasil com drenagem endorréica, ou seja, tem o seu sentido voltado para o interior. As aguas de suas nascentes, cercadaspelas escarpas da Serra do Mar, são obrigadas a escoar para o interior, vindo a desaguar no rio Paraná.
O rio Tiete corta o estado de São Paulo passando por várias cidades e dependendo da região,está relacionado a diferentes aspectos do espaço geográfico. Em seu trajeto, o rio cruza a região metropolitana da grande São Paulo, estando nessa área, sujeito à maior atuação antrópica, na maioriadas vezes de forma catastrófica.
A degradação do rio causada pelo homem nessa região está relacionada ao despejo indevido e excessivo de lixo, resíduos industriais e matéria organica, fatoresprovocados e acentuados nessa região devido a elevada densidade populacional, crescimento urbano desorganizado e precariedade das políticas publicas de preservação ambiental.
A contaminação do rio,canalização das margens, alteração de sua conformação original, impermeabilização da área de várzea do rio, retirada da mata ciliar entre outros, são fatores que contribuem para o processo de eutrofização dorio, com consequente diminuição do nivel de oxigenio dissolvido e morte dos peixes, aumento da frequencia e intesidade de alagamentos, etc.
Ao sair da região metropolitana de São Paulo o rio vairecuperando sua saúde gradativamente, sendo muito utilizado ainda no interior, para a agropecuária, geração de energia hidrelétrica e também por populações ribeirinhas. A utilização antrópica do rio Tiete nointerior também está acompanhada de poluição e destruição, porem em menor escala.

Rio São Francisco

A Transposição do Rio São Francisco é uma obra que prevê a construção de mais de 600quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o "desvio" das águas do rio. Ao...
tracking img