Blablabla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jorge Amado

1- Vida

Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, em 10 de agosto de 1912 e morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Filho de João Amado de Faria e de D. EuláliaLeal, possuía três irmãos: Jofre (1915), Joelson (1920) e James (1922).
Em 1918, já alfabetizado por sua mãe, Jorge  passa a frequentar a escola de D. Guilhermina, em Ilhéus. No ano de 1922cria um jornalzinho, "A Luneta", que é distribuído para vizinhos e parentes. Nessa época vai estudar em Salvador, em regime de internato, no Colégio Antonio Vieira, de padres jesuítas. 
Viveuexilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros. Na década de 1990,porém, viveram forte tensão e expectativa de um grande baque nas economias pessoais, com a falência do Banco Econômico, onde tinha suas economias. Não chegou, porém a perder suas economias, já que o bancoacabou socorrido pelo Proer, controvertido programa governamental de auxílio a instituições financeiras em dificuldades. O drama pessoal de Jorge Amado chegou a ser utilizado pelo lobby que defendia aintervenção no banco, para garantir os ativos dos seus correntistas. Foi jornalista e teve três filhos: João Jorge, sociólogo, Paloma, e Eulália.

2- Obra
As obras de Jorge Amado são umasdas mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido ComunistaBrasileiro (PCB), o que lhe rendeu fortes pressões políticas. Como deputado, foi o autor da emenda que garantiu a liberdade religiosa, viu o sofrimento dos que seguiam os cultos vindos da bela África, no Ceará viuprotestantes saqueados por fanáticos com uma cruz à frente, então correu atrás de assinaturas até conseguir a aprovação da sua emenda, e desde então a liberdade religiosa tornou-se lei. Também foi...
tracking img