blabkabç

1044 palavras 5 páginas
Questões da Lista II

Questão 1 Suponha que atuem 2 empresas no mercado, onde se comercializa um produto homogêneo.As duas empresas possuem custo marginal constante igual a c=80 , custo fixo zero e estabelecem quantidades (variável estratégica) simultaneamente (modelo de Cournot) . Seja P o preço do produto e Qi a quantidade produzida pela firma i = 1,2. A demanda do mercado é dada por P= 200 – Q, onde Q=Q1 + Q2.
a. De acordo com o modelo de Cournot responda, sem utilizar diretamente as fórmulas, às seguintes perguntas: Qual a quantidade que cada firma produzirá em equilíbrio de Nash? Qual a quantidade total produzida? Qual será o preço de mercado em equilíbrio? Calcule os lucros de cada empresa bem com o lucro total? Índice de Lerner e HHI?Interprete os resultados.
b. Suponha que uma das firmas adota nova tecnologia de produção e reduz seu custo para 50 unidades monetárias. Qual a quantidade que cada firma produzirá em equilíbrio de Nash? Qual a quantidade total produzida? Qual será o preço de mercado em equilíbrio? Calcule os lucros de cada empresa bem com o lucro total? Índice de Lerner e HHI? Interprete os resultados. Não utilize diretamente as fórmulas.
c. Em qual cenário, (a) ou (b), o mercado é mais concentrado, as empresas possuem em média maiores lucros e maior poder de mercado? Em qual cenário os consumidores estão em melhor situação. Explique.

Questão 2

Suponha que atuem duas empresas no mercado, onde se comercializa um produto homogêneo. As duas empresas possuem custo marginal igual a c=90, custo fixo zero (F=0) e estabelecem quantidades simultaneamente (Jogo de Cournot). A demanda do mercado é dada por P= 120 – Q, onde Q=Q1 + Q2.
a) Determine o equilíbrio do jogo de Cournot (quantidade e lucros)
b) Se a variável estratégica fosse preço (jogo de Bertrand), qual seria o equilíbrio (preços e lucros)?Justifique.
c) Considere jogo de Bertrand repetido e descreva que estratégia gera equilíbrio de Nash?Demonstre. Obs: (Não

Relacionados