Bla feinter palito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ALPHA OBJETIVO

blablabla nome

OS BENEFÍCIOS DO COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL

São José
2012

1. INTRODUÇÃO


Nosso trabalho possui a finalidade de expor os benefícios dos combustíveis renováveis, além de mostrar todo o impacto gerado por ele para o planeta de forma geral e sua importância. Falaremos sobre sua economia, autonomia, sua baixa taxa de poluição e seu balançoambiental.
Falaremos sobre cada gênero do combustível renovável e biocombustível, sendo a biomassa, bioetanol e o biodiesel, além de também falarmos sobre o combustível renovável e o biocombustível de forma geral como um todo.

2. DESENVOLVIMENTO

3.1 Combustível renovável em geral.

O combustível renovável nada mais é do que um combustível que possui fontes de energias renováveis nanatureza de forma orgânica, como por exemplo, a cana de açúcar, palha de arroz, restos de madeira, óleo vegetal, estrume de gado, eucalipto, plantas e até mesmo o lixo urbano. Existem diversos tipos de combustíveis renováveis como, por exemplo, o bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE e biocombustíveis sintéticos.
Estes tipos de combustíveisapresentam diversas qualidades para o meio ambiente. Entre elas estão à diminuição das emissões de gás carbônico (CO2) e menor geração de partículas poluentes, que contribuem para a redução de gases que causam o aquecimento global.
Porém, existem contras, com o aumento da produção de combustível renovável, é possível que ocorra um grande aumento no ritmo de corte de árvores, o que impulsionará umaredução da capacidade das árvores de absorver o CO2, que para muitos ecologistas, afirmam que essa medida é crucial. Outro grande problema gerado é a possibilidade de que ocorra um maior uso de veículos automotores, junto com a expansão de terrenos dedicados ao combustível renovável que podem reduzir a biodiversidade.

3.2 Bioetanol.

O Bioetanol (etanol de lignocelulose) é um tipo decombustível renovável obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis.
O produto final é altamente energético, e pode ser facilmente utilizado em automóveisadaptados para esse tipo de combustível. A produção é mais expressiva com a utilização da cana-de-açúcar como matéria-prima, visto que sua fermentação já proporciona açúcares. Aproximadamente 6.800 litros de bioetanol são produzidos com 80 toneladas de cana.
Um ótimo aspecto positivo se refere à emissão de gases poluentes, a queima desse combustível não é tão agressiva ao meio ambiente, contribuindo,assim, para a redução dos gases responsáveis por intensificar o efeito estufa.
Porém para muitos, é uma desvantagem, visto que utilizam a cana, milho, beterraba e trigo (itens utilizados na produção de etanol) para uso alimentício, que classificam como um desperdício de alimentos.

3.3 Biodiesel.

O biodiesel é outro tipo de biocombustível, ele é fabricado a partir do girassol, amendoim,mamona e da soja. O Biodiesel além de ser renovável, é bem menos poluente do que o diesel em geral. Atualmente, o biodiesel vendido no Brasil possui somente 5% de biodiesel e 95% de diesel e, além disso, o biodiesel só funciona em motores que funcionam com diesel.
Para se produzir o biodiesel, retira-se o óleo vegetal das plantas e o mistura com álcool (o processo de transformação de óleo vegetalem biodiesel é chamado de transesterificação), e depois é estimulado com um catalisador, que é utilizado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Após isso, o óleo vegetal é separado da glicerina e é filtrado.
No Brasil, o biodiesel apresenta grandes vantagens, pois a geografia do Brasil favorece a sua produção, visto que se situa em uma região tropical com alta luminosidade e...
tracking img