Bla bal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA
DISCIPLINA DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
Graduando: Mateus Henrique Batista
Lista de Exercícios

1) Caracterizando antesdéficit publico como a situação na qual as despesas do governo são maiores que sua receita, tem se dentro dessa classificação o déficit nominal que se refere às despesas com juros e correção monetáriasendo que essa conta deve ser paga com a emissão de moeda ou financiamento, acarretando em inflação.

2) No caso, é a despoupança do governo que gera déficit publico, pois resulta na emissão detítulos que tem que ser pagos com prazos e juros altos.

3) A necessidade de financiamento do setor público, é o resultado fiscal do Governo, o conceito é utilizado para avaliar o desempenho fiscal daAdministração Pública em um determinado período de tempo, geralmente dentro de um exercício financeiro. O instrumento apura o montante de recursos que o Setor Público não-financeiro necessita captar juntoao setor financeiro interno e/ou externo, além de suas receitas fiscais, para fazer face aos seus dispêndios.

4) O contexto era de instabilidade politica e de elevação das taxas de inflação e decrescentes déficits do setor publico. A elevação da inflação e a dificuldade do Estado em arrecadar resultavam em elevados déficits fiscais que eram resolvidos pela expansão monetária, acarretando maisinflação no sistema.
Inexistia grande procura pelos títulos da divida publica, pois o mesmo era limitado pela lei da usura, impedindo que a taxa de juros fosse atraente. Com a criação da ORNT,introduzindo as correções monetárias, tornou-se possível contornar a lei da usura, permitindo maiores taxas de juros reais, viabilizando assim a procura por títulos da divida publica.
Isso representou umaumento nas formas de financiamento do Estado, criando também caminho para a generalização da divida publica.
6) Samuelson procura realizar a analise da relação entre bens públicos e bens...
tracking img