Bkqs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neptuno (planeta)
é o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol, desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta-anão, em 2006, que era oúltimo dos planetas. É, tal como a Terra, conhecido como o "Planeta Azul", mas não devido à presença de água. Neptuno recebeu o nome do deus romano dos mares. É o quarto maior planeta em diâmetro, e oterceiro maior em massa. Neptuno tem 17 vezes a massa da Terra e é ligeiramente mais maciço do que Urano, que tem cerca de 15 vezes a massa da Terra e é menos denso.[5] O seu símbolo astronômico é , umaversão estilizada do tridente do deusNeptuno.
Descoberto em 23 de Setembro de 1846,[1] Neptuno foi o primeiro planeta encontrado por uma previsão matemática, em vez de uma observação empírica.Inesperadas mudanças na órbita de Urano levaram os astrónomos a deduzir que sua órbita estava sujeita a perturbação gravitacional por um planeta desconhecido. Subsequentemente, Neptuno foi encontrado, a umgrau da posição prevista. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois, mas nenhuma das outras 12 luas do planeta foram descobertas antes do século XX. Neptuno foi visitado por umaúnica sonda espacial, Voyager 2, que voou pelo planeta em 25 de Agosto de1989.
A composição de Neptuno é semelhante à composição de Úrano, e ambos têm composições diferentes das dos maiores gigantesgasosos Júpiter e Saturno. A atmosfera de Neptuno, apesar de ser semelhante à de Júpiter e de Saturno por ser composta basicamente dehidrogénio e hélio, juntamente com os habituais vestígios dehidrocarbonetos e, possivelmente, nitrogénio, contém uma percentagem mais elevada de "gelos", tais comoágua, amónia e metano. Como tal, os astrónomos por vezes colocam-nos numa categoria separada, os "gigantesde gelo".[6] Em contraste, o interior de Neptuno é composto principalmente de gelo e rochas, como o de Úrano.[7] Existem traços de metano nas regiões ultra-periféricas que contribuem, em parte,...
tracking img