bkjbgkljhlçk

7681 palavras 31 páginas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cancer/cancer-2.php

Câncer é um grupo de doenças que ocorrem quando as células se tornam anormais (mutantes) dividindo-se e formando mais células, sem controle ou ordem.
O câncer é resultado de uma série de alterações nos genes que controlam o crescimento e o comportamento celular. A ocorrência e a falta de controle dessas alterações genéticas são objeto de intensas pesquisas médicas em todo o mundo.
Alguns desses genes são hereditários e seus portadores podem ter predisposição ao câncer. No entanto, outros tipos de câncer são considerados esporádicos, não hereditários, mas responsáveis por 80% de todos os tipos de câncer.
Os estágios que sofrem as células e o surgimento do câncer
O câncer é fundamentalmente uma doença genética. Quando o processo neoplásico se instala, a célula-mãe transmite às células filhas a característica neoplásica. Isso quer dizer que, no início de todo o processo está uma alteração no DNA de uma célula.
Esta alteração no DNA pode ser causada por vários fatores, fenômenos químicos, físicos ou biológicos. A esta alteração inicial damos o nome de estágio de iniciação. Porém, uma só alteração no DNA não causa câncer. São necessárias várias alterações em seqüência para que essa célula torne-se cancerosa.
O estágio de promoção é o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes.
A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor.
O estágio de progressão é o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.
As principais causas do câncer em Adultos
A partir dos 55 anos, a incidência da doença cresce

Relacionados