Bizagi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 89 (22021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
  Análise SWOT ao Sector da Cerâmica   Utilitária e Decorativa da Região de Alcobaça 
Relatório de Diagnóstico

Junho 2009   Ref.: CG‐0202/2009 

                                                                                                                                      Câmara Municipal de Alcobaça 

NOTA PRÉVIA

O presente documento decorre da execução do projecto “ Apoiar aCâmara Municipal de Alcobaça na Realização de uma Análise SWOT para o Sector da Cerâmica na Região” e visa apresentar os resultados do diagnóstico realizado junto das empresas do Sector da Cerâmica Utilitária e Decorativa da Região de Alcobaça.

2                                                                                                                                       Câmara Municipal de Alcobaça 

AGRADECIMENTOS

A SDO Consultoria gostaria, desde já de deixar expresso o seu agradecimento a todos os que colaboraram neste trabalho e em particular aos empresários do sector da cerâmica utilitária e decorativa da Região de Alcobaça, que amavelmente disponibilizaram informação bem como o seu tempo e contributo.

Igualmente uma palavra de apreço pelo contributo desinteressado das várias entidades que representam o sector, bem como de várias personalidades da região, que amavelmente se disponibilizaram paranos receber.

Por último, os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Alcobaça, em particular na pessoa do Senhor Adjunto da Presidência, Dr. Eduardo Nogueira, à Dr.ª Joana Gama pela irrepreensível gestão de projecto e ao Dr. Luis Peres Pereira pela persistência e empenho com que efectuou o trabalho de campo, sem o qual o presente diagnóstico ficaria sem dúvida empobrecido.

Esperamos que oresultado final do presente trabalho vá ao encontro das expectativas de todos quantos participaram, directa ou indirectamente, na sua realização.

3

                                                                                                                                      Câmara Municipal de Alcobaça 

ÍNDICE PÁG. I. INTRODUÇÃO II. O PROJECTO CeRamICa III. ABORDAGEM METODOLÓGICAIV. A INDUSTRIA DA CERÂMICA NA EUROPA V. BREVE CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DA CERÂMICA EM PORTUGAL VI. CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DA CERÂMICA NO MUNICIPIO DE ALCOBAÇA PERSPECTIVA HISTÓRICA DIAGNÓSTICO INTERNO ÀS UNIDADES PRODUTIVAS VII. ANÁLISE SWOT VIII. PRINCIPAIS CONCLUSÕES IX. DOCUMENTAÇÃO DE APOIO X. INDICE DE FIGURAS XI.ANEXOS 36 55 72 93 95 97 100 5 7 10 17 26 36

4                                                                                                                                       Câmara Municipal de Alcobaça 

I.INTRODUÇÃO

Em todo o mundo vivem-se tempos difíceis e de incerteza. Assim, se uma reflexão estratégica sempre foi importante, no momento actual torna-se imprescindível a qualquer sector de actividade empresarial avaliar a sua posição competitiva no mercado em que actua.Nesse sentido, a Câmara Municipal de Alcobaça, contratou um estudo à SDO Consultoria no sentido de esta lhe vir a apoiar na realização de um Diagnóstico ao Sector da cerâmica Utilitária e Decorativa da Região de Alcobaça, o qual terá como principal “ output” a realização de uma

Análise SWOT ao Sector na Região. O mencionado estudo que se encontra materializado no presente relatório e respectivosanexos, constitui uma primeira etapa de um projecto europeu mais vasto e abrangente denominado de CeRamICa.

Em termos da estrutura organizativa, o Relatório Final, é composto por um conjunto de oito capítulos, o primeiro dos quais consiste na presente Introdução onde são definidos os objectivos gerais do projecto e se inscreve a intervenção da SDO Consultoria.

No segundo Capítulo éefectuado o enquadramento do presente estudo, no projecto Europeu CeRamICa, mais abrangente e global e onde se apresenta igualmente os principais objectivos e etapas do projecto.

No terceiro capítulo é destcrita a abordagem metodológica...
tracking img