Bissinose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bissinose

# DEFINIÇÃO - A bissinose é definida como uma doença de etiologia ocupacional, que acomete indivíduos que trabalham com atividades relacionadas ao processamento e manuseio de algodão e fibras de linho.

Ela é caracterizada principalmente pela deficiência respiratória e pressões no peito, verificadas no trabalhador depois de um final de semana fora de atividade ou outro afastamentoqualquer. Nos estágios finais, que geralmente ocorrem depois de muitos anos de exposição ao pó, o trabalhador é severamente debilitado com sintomas de bronquite crônica e efizemas.
Isto ocorre principalmente entre aqueles que limpam e preparam fibras para a tecelagem.
Na indústria algodoeira, bissinose poderá afetar os trabalhadores da área onde são tiradas as sementes do algodão, na área deenfardamento e na área de mistura e limpeza das fibras. Com a automação e conseqüente aumento da velocidade dos processos tem-se dispersado o pó e as microfibras do algodão de forma a expor um maior número de pessoas, também de outros setores, como por exemplo, as tecelagens. Entre os trabalhadores da indústria de linhos, cordas e barbantes, bissinose ocorre somente no processo de preparação.EVOLUÇÃO - No estágio inicial, existem sintomas característicos de pressões no peito, no primeiro dia de trabalho após o fim de semana. Nas terças-feiras, o trabalhador não tem sintomas. Com o progresso da doença, a pressão no peito, acompanhada por uma falta de ar, pioram e se estendem para a terça-feira e depois também para os outros dias. Neste estágio, os sintomas se pronunciam menos e as semanaspassam. Mas dependendo dos esforços físicos que a atividade requer e das condições individuais específicas, o trabalhador pode ser afetado severamente.
Nos estágios finais, a doença não pode ser distinguida da bronquite crônica e efizema, devido a causas não ocupacionais, exceto pela história de pioras devido a pressões no peito caracterizadas no início da semana. O paciente freqüentemente seesquece dos sintomas iniciais e o diagnóstico é dado como uma doença respiratória crônica não ocupacional.

Um raio X do tórax não mostra mudanças específicas por bissinose, nem existe qualquer patologia específica, identificando nos pulmões do trabalhador que ele tivesse morrendo por causa desta doença. Quaisquer alterações ou mudanças patológicas nos pulmões são as mesmas encontradas embronquites crônicas e efizemas devido a causas não ocupacionais.

PROGRESSÃO - A bissinose pode ser escalonada da seguinte forma:
pressões ocasionais no peito, no primeiro dia de trabalho da semana;
pressões constantes no peito, no primeiro dia de trabalho da semana;
pressão no peito, todos os dias;
sintomas do item 3 acompanhados pela incidência de permanente incapacidade de tolerância e/ou reduçãoda capacidade respiratória.

# Ações preventivas - Consiste essencialmente do controle do pó, supervisão médica e, em certos casos, equipamentos de proteção individual. Tem-se que a densidade aceitável de pó de algodão no ambiente para que não prejudique o homem é de 1 mg/m3. É difícil não sobrepujar este nível de concentração com métodos tradicionais de exaustão ou enclausuramento das cardas,conhecidas como as geradoras de pó.

Como os agentes ativos da doença são encontrados nas falhas e partes menos nobres do algodão e não em suas fibras úteis, os riscos da doença seriam prevenidos, se os fragmentos das plantas fossem extraídos das fibras imediatamente após a colheita. Isto conjuntamente com um monitoramento ambiental pela amostragem granulométrica do pó possibilitaria detectarprocessos nocivos e manter o controle do pó. O acompanhamento médico é importante até a eliminação do pó que causa o mal. Isto deveria incluir uma exame inicial e exames periódicos nos trabalhadores. As pessoas que no exame inicial já apresentam algum problema pulmonar ou respiratório não devem ser admitidas para trabalho nestas áreas de risco.
1 O que é:

Bissinose é uma doença pulmonar causada...
tracking img