Bird

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic][pic][pic]

UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Comércio Exterior

B.I.R.D

Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento

Autores:

Professor: JORGE RÚBIO

ORIGEM

Em 27 de dezembro de 1945, foi assinada em a ata de criação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. A 30 de junho de 1944, quando as tropas aliadas mal haviam desembarcado na Normandia, doistrens especiais dirigiram-se para Bretton Woods (NH) nos Estados Unidos.
Traziam a bordo 730 renomados cientistas políticos, economistas, lideres políticos e altos funcionários governamentais de 45 países. Entre eles, estava também o famoso economista britânico John Maynard Keynes.

Nova ordem econômica mundial

O presidente norte-americano Franklin Roosevelt reservou o Grand Hotel e entregou aoparticipante do encontro a tarefa de elaborar uma nova ordem econômica mundial para o período pós-guerra. A 27 de dezembro de 1945, foram assinadas as atas de criação de dois organismos. Juntamente com suas instituições afiliadas, o BIRD tornou-se o principal órgão de financiamento dos chamados países em desenvolvimento.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais do BIRD são:

Contribuir nas obras dereconstrução e desenvolvimento.
Contribuir em território dos países associados, facilitando a inversão de capitais para fins produtivos, inclusive a restauração das economias destruídas ou deslocadas pela guerra, procedendo à transformação dos meios de produção, a fim de satisfazer as necessidades de paz e estimulando o desenvolvimento dos fatores de produção e recursos nos paísessubdesenvolvidos;

Promover investimentos de capitais estrangeiros, mediante garantias ou participações em empréstimos e outros investimentos realizados por particulares; quando não houver capital privado disponível em condições razoáveis, o BIRD o complementara, facilitando, em condições adequadas, fundos para fins produtivos, seja do seu próprio capital, seja de fundos por ele levantados ou de seusdemais recursos;

Promover o crescimento equilibrado do comercio internacional e manter ajustadas as balanças de pagamentos, mediante o incentivo de investimentos internacionais para o desenvolvimento de recursos econômicos dos países associados, contribuindo, desse modo, para aumentar-lhes a produtividade, elevar o padrão de vida e melhorar as condições de trabalho;

Coordenar os empréstimosfeitos ou garantidos pelo BIRD com os empréstimos internacionais obtidos por intermédio de outras instituições, de forma a atender em primeiro lugar os projetos, grandes ou pequenos, que sejam mais úteis e urgentes;

Conduzir suas operações tendo em vista os efeitos que as inversões internacionais possam causar sobre a situação econômica dos países associados e, no período de pós-guerra, contribuirpara que a transição da economia de guerra á economia de paz se leve a efeito sem contratempos.

Portanto, o BIRD é um organismo fornecedor de créditos a médio e longo prazos, agindo como captador de capitais internacionais. Caso não consiga esses recursos ele poderá emprestar parte do seu próprio capital.

RECURSOS

Para realização de suas operações, o BIRD dispõe de recursos obtidosatravés de:

Pagamentos efetuados pelos países membros no ato de sua associação.

Para fazer associar-se ao BIRD o país deve integrar parte proporcional de seus recursos econômicos. A arrecadação dessas “taxa de integração” compõe o capital disponível do Banco para projetos de desenvolvimento e reconstrução dos países membros.

Subscrição de capital dos países membros.

Para aumentar o poder devoto, participação e facilitar os financiamentos e empréstimos concedidos pelo Banco, os países membros podem subscrever (investir) capital. Quanto maior o investimento, maior é o poder de voto e participação no Banco. Todo esse investimento gera recursos que vão para um fundo de reserva do Banco que fica disponível em caso de necessidades urgentes dos associados.

Empréstimos lançados no...