Bird

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS CENTRO I PRESIDENTE VARGAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS











BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento











BRENO GENU LEMOS

MATRICULA: 200901040528

Economia Internacional II







RIO DE JANEIRO

2013


[pic]

INTRODUÇÃO

O BIRD conta hoje com um grupo de 188 países queao longo da história foram se agregando com um fim único de combater o subdesenvolvimento e as precárias condições de vida, que vai do analfabetismo à miséria completa.
Como o próprio nome diz, duas são as funções básicas do Banco: patrocinar a reconstrução de países saídos de situações extremas de guerra e assemelhadas, ou ainda, ajudar estes a se desenvolverem, concedendo-lhes asferramentas necessárias para este fim.
Como conseqüência da II Guerra Mundial, além das Nações Unidas, as organizações econômicas internacionais importantes criadas na conferência feita em Bretton Woods foram: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), agora conhecido como Banco Mundial. O BIRD/Banco Mundial foi instituído para ajudarfinanciar a reconstrução da Europa arrasada pela guerra e o desenvolvimento dos países mais pobres do mundo.

SURGIMENTO

Em julho de 1944, na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas em Bretton Woods, New Hampshire (EUA), 45 países se reuniram, inclusive o Brasil, com o propósito de discutir os Artigos de Entendimento (em inglês), do BIRD e do FMI visando a formação doorganismo. O Ministro da Fazenda Arthur de Souza Costa encabeçou a delegação brasileira.
No entanto, o BIRD surgir efetivamente apenas em 1945, fixando sua sede em Washington – EUA.
Conta hoje com um grupo de 188 países membros. Juntamente com a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), instituída em 1960, destinada a prover assistência concessional aos países de menordesenvolvimento relativo, o BIRD constitui o Banco Mundial, organização que tem como principal objetivo a promoção do progresso econômico e social dos países membros, mediante o financiamento de projetos com vistas à melhoria da produtividade e das condições de vida desses países.
O Brasil ingressou no organismo em 14 de janeiro de 1946, tendo sido o 32º país a assinar os Artigos de Entendimento doBanco Mundial.
Em 27 de maio o Presidente brasileiro Eurico Gaspar Dutra promulga a Convenção sobre o BIRD, oficializando a participação do Brasil no Banco.

CAPITAÇÃO DE RECURSOS

O BIRD utiliza recursos obtidos principalmente no mercado internacional de capitais, mas também possui recursos próprios. Somente aqueles países membros do FMI podem fazer parte do BIRD.
Em 1956,foi estabelecida a Corporação Financeira Internacional (IFC), cuja função básica é promover o desenvolvimento econômico dos países membros através do crescimento e fortalecimento do setor privado. A IFC não aceita garantias governamentais para os projetos financiados e também atua mediante a compra de participações em investimentos privados. Em 1988, criou-se a Agência Multilateral de Garantias deInvestimentos (MIGA), que objetiva oferecer garantias contra riscos não-comerciais para investimentos estrangeiros nos países membros. O Banco Mundial, a IDA e a MIGA formam o Grupo Banco Mundial. Ainda que os quatro organismos sejam instituições legalmente e financeiramente separadas, compartilham serviços administrativos do BIRD e, no caso da IDA, também recursos de pessoal.

ESTRUTURAPara o desenvolvimento de suas atividades o BIRD conta com um presidente e um corpo de 24 diretores-executivos, apontados ou eleitos pelos países ou por grupos de países membros. A Assembléia de Governadores, formada geralmente por ministros da economia ou de finanças, reúne-se anualmente, ocasião em que são revistas as atividades do ano fiscal precedente e traçadas as linhas gerais de atuação...
tracking img