Bird

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aline Rodrigues Maracajá
Iara Vicente Lima
Sarah Goltara Lourenço
Thiana Ferreira Delfino

TEORIAS DE
BIRD E HEINRICH

GUARAPARI/ES
2012

Aline Rodrigues Maracajá
Iara Vicente Lima
Sarah Goltara Lourenço
Thiana Ferreira Delfino

TEORIAS DE
BIRD E HEINRICH

Trabalho apresentado à disciplina Controle de Perdas do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, do Centro EducacionalMaxime.
Profº Geraldo Ribeiro

GUARAPARI/ES
2012
INTRODUÇÃO
Até o ano de 1926 não se pensava em nenhuma ação, atitude ou medida de prevenção de segurança no trabalho. Embora a qualidade de vida tenha melhorado para o ser humano, a sociedade paga um preço alto por este nível de vida. No Brasil houve diminuição de acidentes de 2009 para 2010, de 733 mil para 701 mil acidentes e assimsucessivamente. Nos Estados Unidos, ocorrem mais de 100.000 mortes e cerca de 11 milhões de casos de invalidez, por acidentes. Os acidentes são a principal causa de morte para as pessoas entre 1 e 44 anos. Para os indivíduos com mais de 45 anos (45 anos ou mais velhos), esta taxa aumenta consideravelmente (a taxa de morte por acidentes aumenta com a idade); devido a incidência maior de doenças coronárias ecâncer. (somente doenças coronárias e câncer excedem esta taxa). para o total da população, as duas causas principais de morte acidental são acidentes de trânsito e quedas. Embora a taxa de mortes por acidentes tenha baixa, de 85 à 90 por 100.000 habitantes para abaixo de 50 recentemente, o número total de mortes por acidente aumentou no mesmo período.

TEORIA DE BIRD
PROGRAMAÇÃONEUROLINGUÍSTICA E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO
A cada dia o foco na segurança no trabalho cresce em prioridade nas empresas. Numa sociedade em constante evolução a necessidade de resultados cada vez mais rápidos expõe o trabalhador a novas situações de risco e, sobretudo, como veremos mais adiante, altera seu comportamento mental, via aparecimento de tensões e estresse inerentes às atividades quedesenvolve. A previsão de acidentes nos modelos clássicos já não é suficiente.
Acidentes (aqui definidos como ocorrências em que há danos materiais ou lesões em pessoas) são precedidos por situações que, se não controladas de forma adequada, preparam o terreno para sua manifestação. São os incidentes (ou “quase acidentes” – ocorrências em que, por algum motivo, não houve perdas materiais ou lesõesa pessoas). Com este raciocínio, Frank Bird apresentou um modelo piramidal para representar a evolução dos incidentes para os acidentes com graves danos humanos. Segundo este modelo, incidentes ocorrem num determinado número. Teoricamente, poderia ter havido acidentes em cada um deles.
De fato alguns se constituem em acidentes com perdas materiais. Uma quantidade menor gera acidentes comconsequências humanas leves e um número ainda menor leva a acidentes com danos de maior gravidade em pessoas. Em média, 600 incidentes geram 30 acidentes com perdas materiais e 10 com lesões humanas das quais uma é grave. Esta relação se dá mesmo em empresas com elevada preocupação com a segurança.
Estudos mais modernos acrescentam, à base da pirâmide de Bird, um outro nível de ocorrência, anterior e,muitas vezes, causas potenciais dos incidentes. Seriam ações e procedimentos de pessoas, de tal forma relevantes, que poderiam causar incidentes, iniciando o processo de futuros acidentes. Estas ações foram denominadas “comportamentos críticos”.

    De fato, pesquisas têm demonstrado que ações tomadas em equipamentos e sistemas reduzem drasticamente o número de acidentes. O índice tende apermanecer num nível relativamente baixo porém inquietante, quando não se atua efetivamente no comportamento dos operadores.
    Nas mais diversas organizações intervenções de prevenção nos componentes ambientais (instalações e equipamentos) têm sido introduzidas, elaborações de rígidos procedimentos de segurança são implementadas, mas o problema com os comportamentos críticos individuais e em...
tracking img