Bird

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina
Campus Trajano, SC.
Curso de Relações Internacionais
Disciplina: Economia Internacional– 3ª fase 2012-2
Professora: Kátia Regina Macedo - 27/08/2012.
Aluna: Caroline Lais Schüler Canale e Bettina Sobierajski dos Santos Pereira

Título: BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento).
O Banco Internacional para a Reconstrução eDesenvolvimento é uma agência da ONU, criado em 1944 na conferência de Bretton Woods, juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e é sediado em Washington, Estados Unidos. Ele faz parte do grupo Banco Mundial e seu objetivo inicial era promover o desenvolvimento dos países atingidos pela Segunda Guerra Mundial. Atualmente seu foco é o desenvolvimentoeconômico e social.
A parcela de participação dos membros, valor da cota e direito de voto, é proporcional à sua participação no mercado mundial. Como os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo lhes é assegurado o poder de veto em qualquer decisão, portanto sua influência é enorme. Mas o BIRD funciona como uma cooperativa, pois é de propriedade e operado por seus 187 membros,proporcionando aos países de média e baixa renda acesso ao capital em condições favoráveis, volumes maiores, prazos mais longos e de uma forma mais sustentável do que os mercados financeiros mundiais normalmente fornecem. Seu atual presidente é Jim Yong Kim, cidadão norte americano.
O primeiro empréstimo foi concedido à França, pelo então presidente John Mccloy com algumas restrições quanto ao seu uso. Ostécnicos do banco monitoravam a utilização dos fundos para saber se estavam sendo bem usados e se o país conseguiria pagar de volta. O pagamento só foi aprovado com um acordo feito pela França, segundo ele os franceses comunistas, que estavam presentes nos gabinetes teriam que ser retirados, apenas após o cumprimento do acordo o empréstimo foi liberado.
Os empréstimos eram destinados somente a paíseseuropeus, no entanto a criação do plano Marshall (1947) competia com o Banco Mundial, e a consequência foi a mudança do o foco para países não europeus. Entre 1968 e 1980 o banco voltou suas atividades para as necessidades básicas dos países em desenvolvimento, resultando em um aumento do número de empréstimos e os objetivos passaram a ser as infraestruturas para serviços sociais.
Nos dias dehoje o BIRD atua emprestando dinheiro a juros baixos ou mesmo sem juros aos países mais frágeis do sistema, promovendo o intercâmbio de conhecimento técnico e investindo em programas variados de recuperação do meio-ambiente. Os relatórios de atividades do BIRD são analisados periodicamente para determinar o seguimento de suas atividades no que se refere ao desenvolvimento da qualidade de vida daspessoas.
O Banco Mundial fornece financiamentos para governos, que devem ser destinados, essencialmente, para infraestura de transporte, geração de energia, saneamento, além de contribuir em medidas de desenvolvimento econômico e social. 
Além de governos, empresas de grande porte e ONGs podem adquirir empréstimos, porém, é necessário apresentar a viabilidade da implantação de projetos, além disso,o país de origem da empresa deve garantir o pagamento dos recursos.
Cada um dos 187 membros do BIRD também tem que fazer parte do FMI, essa questão já vem gerando uma grande polemica para alguns atores da sociedade civil. Os países tem se esforçado para endurecer as negociações com a OMC (organização mundial de comércio) recebendo assim mais pressão por parte do FMI e do Banco para que aprofundema liberação comercial e está impõe condições para a aceitação de novos empréstimos. As recomendações do banco são as seguintes:
Garantir um resultado preciso, bem-sucedido e pró-desenvolvimento da
Rodada Doha é crítico para o crescimento mundial e para as perspectivas
econômicas dos países em desenvolvimento. (...) Enfatizamos a importância dos
esforços de liberalização e facilitação comercial...
tracking img