Biquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A mulher definida como: pessoa do sexo feminino, pessoa do sexo feminino quando casada, pessoa do sexo feminino depois da puberdade (Aurélio, 2012). Segundo a Bíblia foi feita apartir de uma costela de Adão significando, com isso que ela é a companheira, ou seja, que está ao seu lado tal qual a costela.
No inicio da historia da humanidade a mulher tinha a função de cuidar daprole, enquanto o homem era o provedor do sustento. Durante muitos anos a mulher considerada boa era aquela submissa aos desejos de seu marido. Dona de casa e boa “parideira”, quanto mais filhos melhorera vista pela sociedade. Com o passar do tempo ocorreram varias mudanças no papel social da mulher. O primeiro movimento feminista exigiu plena cidadania pelo voto, melhoria da educação feminina eampliação dos direitos legais da mulher.
Na década de 60, ocorreu o grande movimento feminista onde as mulheres conseguiram o direito de utilizar a pílula anticoncepcional, DIU e fazer laqueadura. Amulher então passa a ter autonomia, sai para trabalhar e começa participar da politica. Esses fatos ampliaram as atribuições femininas que além dos cuidados com os filhos e com o lar, inserem no mercadode trabalho, ajuda no sustento da casa e educação dos filhos.
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviçosde saúde para o seu próprio atendimento, mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ououtros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade.(MS, 2011)
São vulneráveis a certas doenças especificas do gênero feminino como o câncer de mama e câncer de colo de úterodo colo do útero. As mulheres segundo IBGE tem sofrido como doenças que eram conhecidas como do sexo masculino como: doenças cerebrovasculares e doenças cardíacas. A depressão tem atingido bastante...
tracking img