Bipartidarismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma breve história da trajetória politica da ARENA e MDB









SISTEMA POLITICO PARTIDARIO DURANTE A DITADURA

Realidade socioeconômica e política brasileira

Aline
Gustavo
Mahane




Introdução


Logo após a instauração da ditadura militar o ato institucional número dois extinguiu os partidos existentes. Ele foi seguido pelo ato complementar número quatroque estabeleceu a nova legislação partidária, bem como o bipartidarismo: só poderiam existir duas forças políticas e esses grupos não deveriam usar o nome de partido.
Essa decisão foi motivada principalmente pelos resultados das eleições para governador ocorridas em 1965, antes da promulgação do AI-2. Acreditava-se então que as medidas criadas pelo AI-1 (especialmente o voto indiretoe a cassação dos direitos políticos de adversários do regime) seriam o suficiente para controlar a oposição e consolidar o regime. Esperava-se, portanto, uma larga vitória dos partidos que apoiavam o golpe.
Os resultados da votação, no entanto provaram que o pleito eleitoral poderia enfraquecer o regime, pois, apesar das eleições terem, em sua maioria, transcorrido sem sobressaltospara o governo federal, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a vitória coube a políticos da oposição, onde venceram, respectivamente: Israel Pinheiro pelo PSD e Francisco Negrão de Lima pela chapa PSD/PTB; ambos ligados às figuras de João Goulart e JK.
Foi instituído então o bipartidarismo que era uma forma de controlar a oposição e impedir que ela exercesse o poder e, ao mesmo tempo,evitar que o regime se caracterizasse como uma ditadura de partido único, mantendo uma ilusão de democracia que buscava justificar o poder. Nesse contexto foram fundadas a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) o partido situacionista, favorável ao poder vigente e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o partido da oposição consentida. Além disso, os atos institucionais atropelavam o legislativo,deixando em evidência a predominância do poder executivo.
Havia ainda nessa época outras forças, ilegais, que se opunham a ditadura se faziam presentes como, por exemplo, a União Nacional dos Estudantes (UNE), o sindicalismo e as greves dos trabalhadores, houve também a formação da Frente Ampla, a oposição de artistas utilizando como arma o apelo junto às platéias, e mais tarde a formação de diversosgrupos de luta armada, como O MR-8 e a Vanguarda Popular Revolucionária. Até mesmo a igreja católica apresentou figuras fortes na oposição ao regime (Helder Câmara, João Paulo Evaristo Arns)






ARENA

Conforme o estabelecido pelo ato complementar número quatro, a nova agremiação deveria contar com no mínimo 20 senadores e 120 deputados federais no momento de sua fundação. As adesõesao partido governista excederam os prognósticos, prova da popularidade de que gozava o regime em seu início. A ARENA era formada por políticos que apoiavam o governo militar, provenientes em primeiro lugar da UDN, em seguida do PSD.

UDN (União Democrática Nacional)- fundado em 1945. Reunia antigos políticos de oposição ao Governo Vargas. Partido de orientação conservadora de direita. Congregavasetores da burguesia e da classe média urbana. Seus integrantes eram representantes das antigas oligarquias regionais que comandavam os Estados nos períodos anteriores (coronéis). Era favorável ao capital estrangeiro e à iniciativa privada, sendo radicalmente contrária à Reforma Agrária e a políticas populares. Defendiam a propriedade privada e o grande latifúndio. Formou a base de apoio ao GolpeMilitar.

PSD (Partido Social-Democratico)- fundado por aliados de Getúlio Vargas, em 1945. O partido concentrava as alas mais conservadoras aliadas ao governo Vargas.

A ARENA era, portanto, conservadora e liberal. Defendia os interesses da burguesia, da classe media e das antigas oligarquias, classes sociais essencialmente conservadoras, contrárias as reformas de base e a quaisquer...
tracking img