Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário da FEI

Biotecnologia Industrial I
DETERMINAÇÃO QUALITATIVA
DE AÇÚCARES E POLISSACARÍDEOS

Alunos: Lina Naomi Imai nº: 11.107.222-9
Ariane Silva Mota 11.107.799-6



Turma: 660
Professora: Adriana Lucarini
Data de entrega: 01/09/2011


* SUMÁRIO
1. Objetivo 3
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 3
3. MATERAL UTILIZADO 33.1 Determinação qualitativa de açúcares e polissacarídeos 3
4. HIPÓTESES ASSUMIDAS 4
5. METODOLOGIA 4
6. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
6.1 Determinação Qualitativa de Açúcares e Polissacarídeos 4
6.1.1 Reação com Lugol 4
6.1.2 Reação de Fehling 4
6.1.3 Reação de Seliwanoff 4
6.1.4 Reação de Barfoed 4
7. DADOS EXPERIMENTAIS 5
7.1 Determinação Qualitativa de Açúcares ePolissacarídeos 5
7.1.1 Reação com Lugol 5
7.2 Determinação Quantitativa de Açúcares e Polissacarídeos 6
7.2.1 Método do DNS de determinação de açúcares redutores totais 6
7.2.2 Método Enzimático de determinação de glicose 7
8. CÁLCULOS E RESULTADOS 8
8.1 Determinação Qualitativa de Açúcares e Polissacarídeos 8
8.2.1 Método do DNS 8
8.2.2 Método Enzimático 9
9. DISCUSSÃO ECONCLUSÃO 9
10. SUGESTÕES 9
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
Objetivo
Na primeira parte, o experimento tem como objetivo a identificação e diferenciação para a determinação qualitativa de açúcares e polissacarídeos.
Na segunda parte, o experimento tem como objetivo a determinação quantitativa da concentração de açúcares redutores presente em uma amostra utilizando o método do DNS e dométodo enzimático.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Carboidratos abrangem um dos maiores grupos de compostos orgânicos encontrados na natureza, e juntamente com as proteínas formam os constituintes principais do organismo vivo, além de ser a mais abundante e econômica fonte de energia para o homem.
Os carboidratos são polihidroxialdeidos (aldose) ou polihidroxicetonas (Cetose), ou compostos que por hidrólisepodem se transformar nestes. Também são chamados de sacarídeos, polissacarídeos ou glicídios. Carboidratos de sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, comuns na alimentação humana, são chamados de açúcares.
Os carboidratos são classificados em mono-, oligo- e polissacarídeos. Monossacarídeos são compostos que não podem ser hidrolisados a compostos mais simples, e como exemplo podemos citar aglicose e a frutose. Embora não seja possível uma separação nítida entre oligo e polissacarídeos, podemos considerar como oligossacarídeos, os carboidratos de cuja hidrólise total resultam até dez unidades de monossacarídeos, como por exemplo a sacarose, que é um dissacarídeo. Polímeros de alto peso molecular, formados por um grande número de monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.1.1 Monossacarídeos
São classificados em aldoses e cetoses, no caso de serem polihidroxialdeidos ou polihidroxicetonas respectivamente, e tanto as aldoses quanto as cetoses são subdivididas em trioses, tetroses, pentoses, hexoses, etc., de acordo com o número de carbonos na cadeia.

1.2 Oligossacarídeos
* Oligossacarídeos são polímeros compostos de resíduos de monossacarídeosunidos por ligações hemiacetálicas, neste caso denominadas ligações glicosídicas, em número que variam de duas, até, aproximadamente, dez unidades. São compostos importantes na determinação de estruturas de polissacarídeos.
Entre os oligossacarídeos, os mais importantes são os disssacarídeos e entre eles encontram-se a maltose, a celobiose, a lactose e a sacarose, sendo que apenas os dois últimos sãoencontrados livres na natureza; a maltose e a celobiose são obtidas por hidrólise do amido e celulose, respectivamente.

1.3 Classificação dos dissacarídeos
Nos dissacarídeos a ligação entre as unidades de monossacarídeos é uma ligação O-glicosídica, mas na maioria dos casos apenas um grupo hidroxílico hemiacetálico está envolvido na ligação, e neste caso os dissacarídeos são...
tracking img