Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Pinheiro

Biotecnologia


Células-Tronco

Trabalho apresentado na disciplina Biologia, Ministrado pelo professor Diego Hernandez Castro.

São Paulo2010
Sumário

Introdução..........................................................................2
O que sãoCélulas-tronco?.................................................3
Células-tronco totipotentes................................................3
Células-tronco pluripotentes..............................................3
Células-tronco multipotentes.............................................3
Células-tronco oligopotentes.............................................3
Células-troncounipotentes................................................3
Importância do estudo da Célula tronco............................4
Estudo no Brasil.................................................................4
Prós e Contras dos estudos com Células-tronco................5
Curiosidade........................................................................5
Conclusão...........................................................................6Considerações Finais..........................................................6
Bibliografia........................................................................7

Introdução

O Crescente avanço tecnológico permite a ciência inúmeras possibilidades de pesquisas no que se diz respeito a saúde e a extração de células-tronco.
Com isso este trabalho visa esclarecer dúvidassobre estudos com células-tronco bem como apontar os prós e os contras destes estudos. Também será apresentado como andam os estudos das células-tronco no Brasil e a importância destes estudos na luta contra doenças que das quais ainda não foi descoberta a cura ou doenças que são muito difíceis de serem tratadas e curadas como o câncer ou doenças degenerativas

Células-Tronco

Ascélulas-tronco, Podem ser conhecidas como células estaminais, não possuem uma função determinada e se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que constituem o corpo humano. Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
São Classificadas emdois tipos:
Células-Tronco adultas: podem ser encontradas em várias partes do corpo humano. São mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas do próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Apresentam uma desvantagem em relação as Células-Tronco embrionárias: a capacidade de transformaçãoé bem menor.
 Células-Tronco embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Como característica principal apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se em fase de testes.
As células-tronco têm potenciais que explica acapacidade que cada célula tem de diferenciação celular e de produzir outros tecidos. As células- tronco podem ser de quatro tipos: Totipotentes, Pluripotentes, Multipotentes, Unipotentes e Oligopotentes :
Totipotentes: Produzem células embrionárias e extra embrionárias. Após a fecundação é formado o zigoto e após a divisão , formam-se, essas células se separam para poder continuar o seudesenvolvimento podem formar gêmeos idênticos ou univitelinos.
Células-tronco Pluripotentes: Produzem as células do embrião , com exceção dos anexos embrionários .
Células-tronco multipotentes: Têm capacidade para produzir diversas células de várias famílias.
Células-tronco oligopotentes: Podem produzir células de uma única família. Produzem apenas um tipo de célula e têm características que...
tracking img