Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No início não havia samba enredo, o mais cantado dentro da quadra da escola era o que valia para o desfile", informa um mestre da matéria, o portelense Jair de Araujo Costa, o Jair do Cavaquinho. Em1962, ele destacou-se com o samba de quadra em sua escola, Meu Barracão de Zinco, gravado com sucesso por Jamelão. A início do gênero, no Rio de Janeiro, foi marcada por sambas de Cartola e CarlosCachaça na Estação Primeira de Mangueira como Pudesse meu Ideal, de 1932 ou Homenagem (só de Cachaça) do ano seguinte, um dos primeiros a colocar personagens da história do Brasil em suas composições.Cartola e Cachaça emplacariam ainda um segundo lugar para a verde-e-rosa no desfile de 1936 com O Destino Não Quis. Modificado (inclusive no título), reforçado por uma segunda parte composta por JoséGonçalves, o Zé Com Fome, este samba seria gravado com sucesso por Aracy de Almeida como Não Quero Mais, em 1936 (sem o nome de Cartola com o nome verdadeiro de Carlos Cachaça grafado errado) efinalmente se transformaria num clássico da retomada do samba nos 70 com o título de "Não Quero Mais Amar a Ninguém" nas vozes de Paulinho da Viola e do próprio Cartola.

É que nesses momentos, o samba queas escolas levavam para a avenida, tinha apenas a primeira parte, a outra ficava livre para ser criada e improvisada na hora. Esta gravação de Aracy antecede a que é oficialmente considerada,inclusive pela Enciclopédia da Música Brasileira (Art Editora) a primeira gravação com fins lucrativos de um samba enredo, a de Natureza Bela!... (de autoria de dois compositores profissionais HenriqueMesquita e Felisberto Martins) por Gilberto Alves em 1942, seis anos depois da composição ter sido utilizada como enredo pela escola Unidos da Tijuca.

Em 1934, com Meu Grande Amor, estreava na escolaPrazer da Serrinha outra dupla que seria responsável pelo formato básico do samba-enredo (antes da aceleração dos desfiles), o filho de pastor protestante Silas de Oliveira (Assunção) (1916-1972) e o...
tracking img