Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lucas Mattos Geografia
02 de abril de 2012A Biotecnologia na agricultura




Podemos perceber que o uso do agrotóxico trás grandes benefícios para a agricultura, mas também, podemos perceber que o seu uso pode ser prejudicial,tanto para o homem, quanto para a plantação.
Com o passar dos anos, os novos produtos químicos, tornaram a agricultura mecanizada e passou a ser marcada pelo uso intensivo de energia, favorecendoos grandes fazendeiros e agroindústrias com poder aquisitivo e expulsando da terra a maioria das famílias tradicionais de agricultores. Isto acontece a partir da Revolução Verde.
Os efeitos alongo prazo do uso excessivo de produtos químicos na agricultura, foram desastrosos pra a saúde do solo, para a saúde humana, além de afetar o “bem-estar” do meio ambiente.
O desequilíbrioecológico causado pelas monoculturas e pelo uso excessivo de produtos químicos resultou também num aumento enorme do numero de pragas e doenças das plantações, combatidas pelos agricultores mediante apulverização de doses cada vez maiores de pesticidas, teoricamente resolvendo o problema, mas na pratica formando um circulo vicioso de esgotamento e destruição. Com isso os danos à saúde humanaaumentaram, à medida que uma quantidade cada vez maior de inseticidas tóxicos penetrava no solo, contaminando o lençol freático, chegando à nossa mesa.
Para isso, podemos usar a agricultura ecológica,onde o agricultor usa uma tecnologia baseada no conhecimento ecológico, não na química nem na engenharia genética. Planta varias espécies de vegetais num esquema rotativo, de maneira que os insetosatraídos por uma espécie desaparecem com a próxima. Ao invés de fertilizantes químicos, ele aduba campos com esterco e com resíduos vegetais, devolvendo a matéria orgânica ao solo para que entre de...
tracking img