bioteca e legislacao na radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RADIOLOGIA

ORGANIZADOR
Gustavo Gomes Agripino

SOCIEDADE

O homem é um ser social, pois vive em sociedade.

É o conjunto de pessoas que vivem em determinada faixa de tempo e de espaço – seguindo normas comuns – e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo.
Como vivemos em sociedade, encontramos regras, leis e normas que regulam asrelações entre os homens.
Elas são necessárias porque a sociabilidade humana – a convivência dos homens em sociedade – precisa acontecer dentro de uma certa ordem.
A ordem humana é artificial. Ele tem que inventa-la construí-la e reconstruí-la, dar-lhe uma forma satisfatória ao atendimento de suas necessidades e aspirações, que mudam ao longo da história.

ORDEM HUMANA

Entende-se o conjunto denormas, regras, leis, os valores, os modos de relacionamento – seja no trabalho, na família ou entre amigos.
Depois de inventada uma certa ordem reconhecida como justa e verdadeira para uma determinada época, são os homens que julgam seus próprios comportamentos – e o do outro, avaliam se estão de acordo ou contra o que está estabelecido.
Este julgamento se dá em diferentes esferas. Uma das esferasde julgamento humano é a das leis jurídicas, de caráter objetivo ou positivo, porque a cada perturbação da ordem fazem corresponder, concretamente, uma sanção ou punição. Ex: Homicídio – comportamento que causa repulsa e indignação; corresponde uma punição, objetivamente determinada pela legislação (no campo do Direito).
Uma outra esfera de julgamento do comportamento humano é de ordem subjetiva.Nesse caso, é o sujeito individual, sua consciência moral que atribui valores aos atos humanos, pronunciando-se sobre a correção ou a incorreção da atitude tomada em determinada situação.

CONSCIÊNCIA MORAL

É a capacidade interna que o indivíduo tem de reagir ao certo e ao errado, a capacidade de distinguir entre o bem e o mal. Ex.: Mentira – trata-se se um comportamento também consideradoindigno, mas a ele não corresponde nenhuma punição objetiva, a não ser o desmerecimento ou descrédito do indivíduo no grupo a que pertence. E esse desmerecimento é resultado do julgamento do grupo em relação ao comportamento inadequado do indivíduo. Estamos aqui nos referindo a um julgamento subjetivo, ditado pelo sujeito, por sua consciência moral. Estamos no campo da ética.
Falar sobre ÉTICA éfalar sobre valores e virtudes, que se referem a comportamento humano. Então, o campo ético pe constituído, de um lado, por comportamento e, de outro, por juízos de valor, pela apreciação sobre esses comportamentos.
A reflexão ética passa justamente por essa questão: o estabelecimento de juízos de valor para o que está conforme ou contrário às normas de convivência dos homens em sociedade. Aética, enquanto estudo dos juízos de apreciação da conduta humana – os juízos de valor, encontra-se freqüentemente diante do conflito de ter de decidir entre o que é o bem e o que é o mal.

Exemplo:
 Rapaz que congelava cadáveres, para comer carne humana – causou repugnância nas pessoas (perversão, inversão total de valores);
 Sobreviventes de um desastre aéreo – enquanto aguardavam o resgate, ossobreviventes comiam carne humana. A atitude deles era justificável em nome do instinto de sobrevivência, característica natural do ser humano.

O homem se mostra, por natureza, um ser dividido: é racional, mas também é animal; é consciente, mas também é inconsciente; é público, mas também tem uma dimensão privada, particular. A questão ética apresenta-se, assim, como um conflito entre o que eledeve fazer e o que quer fazer.
A ética, através das normas de conduta, norteia qual o caminho a ser seguido. O homem é livre, diante de uma situação concreta é obrigado a escolher entre dois caminhos. Nesta escolha, surge a ética como limitação da liberdade de cada um, em face da liberdade do outro. Uma vez aceita a escolha, nasce a responsabilidade, que é elemento moral de qualquer...
tracking img