biotc

1054 palavras 5 páginas
1) O que são carboidratos?

R: São os principais combustíveis celulares; possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.

2) O que são trioses, pentoses e hexoses? Exemplifique.

R: Triose é um monossacarídeo que contem três carbonos, existem duas trioses a aldotriose (gliceraldeído) e a cetotriose (diidroxiacetona), elas são de importância na respiração, e os ácidos láctico e pirúvico são derivados das trioses. Pentose são monossacarídeos de cinco carbonos, para os seres humanos as pentoses mais importantes são a ribose (constituição do RNA) e a desoxirribose (constituição do DNA) que são componentes estruturais dos ácidos nucleicos. Hexoses são monossacarídeos formados por uma cadeia que contem seis átomos de carbono, tem como principal função a produção de energia, sendo as mais importantes a glicose, galactose e frutose.

3) O que são monossacarídeos, dissacarídeos e trissacarídeos? Exemplifique.

R: Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, consistem numa só unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.
Os dissacarídeos são carboidratos ditos glicosídeos, pois são formados a partir da ligação de 2 monossacarídeos através de ligações especiais denominadas "Ligações glicosídicas". A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água. Os glicosídeos podem ser formados também pela ligação de um carboidrato a uma estrutura não carboidrato, como uma proteína, por exemplo.
Os trissacarídeos são carboidratos da classe dos oligossacarídeos que, por hidrólise, originam três monossacarídeos. Por exemplo, o

Relacionados

  • Burnet J A Aurora Da Filosofia Grega
    161741 palavras | 647 páginas