Biossensores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biossensores
Por definição são dispositivos analíticos em que uma entidade biológica de reconhecimento é intimamente acoplada a um transdutor. Onde a entidade de reconhecimento biológico pode ser umanticorpo, uma enzima, uma fatia de tecido e até mesmo uma célula. O transdutor é um dispositivo que permite que um sinal quantificável seja produzido por meio de um evento de reconhecimentobiológico. Existem vários tipos, entre eles transdutores óticos e eletrodos.
Geralmente, os biossensores são caracterizados em grupos de acordo com o tipo de transdutor utilizado, por exemplo, dispositivoseletroquímoco-amperométricos.
• Biossensores eletroquímicos:
Muitos foram desenvolvidos desde o aparecimento do primeiro biossensor descrito por Leyland J. Clark, no começo dos anos 60.
O primeiroutilizava a enzima glicose oxidase para a determinação da glicose, no que resultou na comercialização nos Estados Unidos da América. Versões atualizadas desse instrumento ainda hoje são comercializadase muito utilizadas em laboratórios de bioquímica clínica no mundo inteiro.
O eletrodo enzimático de Clark é um exemplo daquilo que ficou conhecido como sensor de primeira geração. Esses sensoresbaseiam-se no monitoramento direto da acumulação de um dos produtos enzimáticos.
Glicose oxidase
Glicose + O2 → gliconolactona + H2O2
Clark descreveu dois sensores de glicose que utilizam a reação daglicose oxidase. O primeiro desses sensores avalia-se da redução amperométrica do O2 em um eletrodo de trabalho de platina catodicamente polarizado.

-700mV vs. Ag/AgCl
O2 + 2H2O +4℮- → 4 OH-
Mas,esse método é particularmente suscetível a flutuações nos níveis de O2 no ambiente, que podem, em condições desfavoráveis, levar a resultados não confiáveis.
O segundo, baseava-se no monitoramentode H2O2 produzido pela oxidação da glicose catalisada por enzima. Nesse arranjo, o H2O2 pode ser amperometricamente oxidado em um eletrodo de platina anodicamente polarizado.
+650mV vs. Ag/AgCl...
tracking img